Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-04-2023
  • TNC – Como identificar a Dor na Demência

    Até onde se sabe, o TNC - Transtorno Neuro Cognitivo em si, não causa dor, no entanto, os idosos portadores de algum tipo de demência são mais propensos a situações que causam desconforto, risco de quedas, acidentes e lesões físicas do que as pessoas lúcidas.

    A demência pode levar inclusive à total incapacitação nos estágios mais avançados.

    Como identificar se o idoso que sofre com algum tipo de demência, está sentindo dor?

    Sabemos que a doença compromete a forma de interpretação dos sentimentos como um todo e o mesmo ocorre com a expressão da dor, que pode ser confundida com outras sensações, transformando-se em um grande desafio para os médicos no que se refere ao diagnóstico e tratamento. Por esse motivo, torna-se importante a utilização de instrumentos específicos para se chegar a um diagnóstico válido.

    A escolha dos instrumentos observacionais depende muito do estágio do comprometimento cognitivo de cada indivíduo.

    Para os pacientes que preservam alguma capacidade mental há a possibilidade de verbalização e de direcionamento de onde dói e também identificar por meio de figuras com carinhas e expressões que traduzem a escala da dor.

    No caso de idosos com grau de comprometimento cognitivo maior, alguns fatores precisam ser observados para se chegar ao diagnóstico e tratamento adequados, são eles:

    ∙         Expressão facial.

    ∙         Linguagem corporal.

    ∙         Palavras negativas, queixas verbais.

    ∙         Nível de aceitação para ser amparado ou consolado.

    ∙         Limitações funcionais.

    ∙         Recusa à convivência social.

    ∙         Mudanças no padrão do sono.

    Para os familiares e cuidadores de idosos portadores de TNC Transtorno Neuro Cognitivo, é fundamental que a atenção esteja sempre direcionada a qualquer mudança de comportamento, acionando-se atendimento médico sempre que algo não estiver dentro dos padrões de cada paciente.

    Aqui na Primaveras, cuidamos de cada residente e hóspede como único e nossa equipe é especializada no cuidado humanizado, que reconhece cada idoso como protagonista e dono do seu próprio jeito de ser e sentir.


    Posts recentes