Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 11-04-2023
  • Reminiscência – A Páscoa e o que ela representa para todas as gerações

    A Páscoa, que em hebraico significa Passagem, é a data mais importante e mais celebrada do cristianismo, pois representa a vitória de Jesus sobre a morte e sua passagem transformadora no mundo. A redenção humana e a glorificação de Deus.

    É o grande triunfo do bem sobre o mal simbolizando o poder da renovação em nossas vidas!

    Existem diversas versões para os símbolos da Páscoa. Para os coelhinhos, uma delas é por conta da particularidade de se reproduzir em grandes ninhadas, simbolizando a fertilidade e a esperança de vida na Ressurreição e por isso ganharam o privilégio de anunciar a Páscoa às crianças trazendo um ovo – símbolo da vida.

    No Brasil, a tradição dos ovos se iniciou em 1910, por meio dos imigrantes alemães. Que pintavam ovos à mão e os escondiam pela casa para que as crianças se divertissem à procura nas manhãs de Domingo de Páscoa. Aos poucos a transformação para os atuais ovos de chocolate.

    Os domingos de Páscoa fazem parte das nossas lembranças, trazendo significados que perduram para sempre.

     

    Na chegada da Páscoa, quando você fecha os olhos, o que vem na sua lembrança?

    Conversando com algumas pessoas, resgatamos algumas dessas lembranças. Há quem se lembre desde os dias da semana santa que antecedem a Páscoa com as mães e avós um tanto reflexivas e a alegria explodindo no domingo de Páscoa enquanto as famílias iam chegando após a missa na casa das avós. O cheiro de comida saindo do forno, todos alegres enquanto as crianças saiam em busca dos ovos que os “coelhinhos” haviam escondido na noite anterior.

    Lembranças essas que traduzem exatamente o sentido da Páscoa que é unir as famílias em torno da mesa onde há fartura de amor e união.

    Com o passar dos anos, o verdadeiro significado foi ficando para trás e nem sempre a tradição foi sendo passada de geração para geração.

    Ou a Páscoa tornou-se apenas um momento esperado para um feriadão onde cada membro da família vai para uma viagem diferente ou uma grande corrida para as lojas pela quantidade e variedade dos ovos de chocolate, perdendo os valores que realmente importam para uma data tão importante.

    O que representa a Páscoa para você hoje?

     

    E até mesmo quando a família esteja unida, e valorizemos esse encontro, porém, nem ao menos há uma lembrança sobre o motivo e os reais valores da festa, não permitindo que continue apenas uma forte data comercial.

    A Páscoa vem perdendo seu lugar nas gerações mais recentes, mas está em nossas mãos resgatar o sentido original. Que tenhamos vozes para fazer compreender que nessa data o que mais simboliza a Páscoa é nossa atitude com aqueles que precisam de nós, precisam renovar suas vidas. E podemos fazer isso convidando nossos filhos e familiares para gestos de mudança, que possamos levar alegria em forma de ajuda, afeto, alimento e até chocolates para os menos favorecidos.

    Com certeza, juntos sentiremos a sensação da Ressurreição do Sentimento de Páscoa em nós, ao fazer algo pelos outros.

    Vamos irradiar Esperança para resgatá-la em nós mesmos.


    Posts recentes