Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 06-04-2023
  • Dia Mundial da atividade física e sua importância na prevenção das demências

    O Dia Mundial da Atividade Física foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o sedentarismo e para promover a prática de exercícios físicos que ajudam a melhorar a saúde em diversas vertentes e entre os benefícios estão o combate a obesidade, pressão alta, estresse e até a autoestima. Além desses ganhos, estudos recentes revelam sua importância inclusive na proteção dos neurotransmissores.

    Você sabia que a atividade física pode proteger seu cérebro?

    Sempre soubemos que a atividade física beneficia a saúde física e também a emocional, visto que a prática de exercícios libera a endorfina e a serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem estar.

    Porém o que vem sendo constatado em pesquisas mundiais é que vai além disso: as atividades aeróbicas promovem a liberação da Irisina, um hormônio protetor do cérebro. Testes realizados com camundongos demonstrou que ao aplicar Irisina naqueles com demência, foi possível recuperar a memória.

    Proteção também para quem já tem sinais de demência.

    O estudo revela também, que mesmo quem já demonstra sinais de demência pode se beneficiar da atividade física, que é capaz de aumentar os níveis de proteína que favorece a comunicação entre a células cerebrais, que pode ser um fator primordial para manter o controle das doenças cognitivas, pois todo o nosso pensamento ocorre como resultado dessas comunicações entre células.

    A pesquisa nos revela que a prática de exercícios é fundamental para todos e que ajuda na recuperação, prevenção e manutenção das células cerebrais mesmo em idades mais avançadas.

    Estudos demonstraram que quanto mais atividade física, maior a produção de proteínas, que ajudam na substituição constante das que foram desgastadas e por consequência equilibram a função cerebral e permite permanecer por mais tempo em bom funcionamento.

    Os dados da pesquisa reforçam que a prática regular de exercícios está totalmente relacionada ao risco de declínio cognitivo, portanto: Mexa-se!!!

    É importante encontrar uma atividade que traga prazer ao realizar, assim a atividade será incorporada naturalmente na rotina. Não precisa começar de um jeito pesado, uma caminhada diária de 20ª 30 minutos, num modo moderado a rápido já podem significar a mudança no seu estilo de vida, que certamente o fará sentir orgulhoso por estar fazendo um bem a si mesmo e para um familiar querido ao incentiva-lo.

    Não desista nem dele e nem de você! Mude seus hábitos e incorpore a atividade física no seu cotidiano.

    Na Primaveras não importa a idade e a condição, cada um dos nossos residentes e hóspedes contam com a prática de atividades físicas regulares, adequadas para cada idoso e acompanhadas por profissionais especializados.


    Posts recentes