Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 31-03-2023
  • Dia Mundial da Saúde e Nutrição: vamos falar da perda de apetite na velhice

    Você sabe o que é hiporexia?

    Denomina-se Hiporexia a perda de apetite nos idosos.  Durante o processo de envelhecimento podem ocorrer mudanças fisiológicas, sendo esse um sintoma bastante comum nesse período, levando à falta de interesse pelos alimentos e rejeição às refeições. Precisamos aprender a lidar com hiporexia, pois pode levar a sérios problemas de saúde, como a deficiência nutricional, perda de peso, cansaço e anemia, desestabilizando o organismo e levando até a complicações de doenças já existentes.

    O que pode interferir no apetite nos idosos?

    O surgimento da diminuição do apetite nos idosos pode estar ligado a vários fatores como problemas no aparelho digestivo ou hormonais, falta de olfato, paladar e até mesmo a depressão pode acarretar a falta de prazer em se alimentar. Imagina não ter o aspecto sensorial diante de um prato sem o aroma e o gosto que dão água na boca.

    Outro fator que interfere diretamente é a qualidade da dentição, secura na boca e próteses inadequadas que prejudicam a mastigação e a deglutição dos alimentos.

    A falta de apetite também pode ser proveniente do uso de medicamentos, efeitos de doenças crônicas e fatores emocionais.

    Como agir diante da falta de apetite nos idosos.

    Primeiramente estar atendo aos fatores citados acima e recorrer a ajuda de profissionais da saúde, como médicos, dentistas e psicólogos para um diagnóstico e tratamento adequados.

    A partir da prescrição do tratamento, procurar também alternativas que revertam esse quadro e estimulem o idoso a se alimentar. Isso pode ser feito de diversas formas:

    • Promova refeições com a família e entre amigos, a socialização ajuda muito no aspecto emocional e por consequência na alimentação.
    • Prepare pratos coloridos e aromáticos, bem elaborados e com fortes valores nutricionais.
    • Aposte nos suplementos nutricionais, que embora não substituam as refeições, contribuem para aumento de absorção proteica e calórica, sempre considerando indicação médica.

    Na Primaveras, estamos sempre atentos aos hábitos e eventuais mudanças no apetite dos nossos residentes e hóspedes. Por aqui temos um especial cuidado para que todos estejam muito bem alimentados e felizes.


    Posts recentes