Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-03-2023
  • Semana Mundial do Sono

    O sono é condição fundamental para a manutenção da saúde e bem estar e até mesmo para a cura de patologias. Durante o sono nosso organismo repara tecidos e recupera células danificadas, regula o metabolismo, melhora a memória e o aprendizado e principalmente, repõe as energias.

    Isso ocorre durante toda a nossa vida, apenas com diferença no número de horas necessárias para cada fase.

    Para os adultos é recomendado por especialistas em média 8 horas de sono ininterruptas. Porém, isso varia para cada um e com o envelhecimento, alguns fatores influenciam na qualidade do sono, o que certamente interfere na qualidade de vida dos idosos.

    Levando em consideração que para os especialistas, o sono é um processo fisiológico da maior importância para a manutenção da vida saudável, precisamos cuidar para que a qualidade do nosso sono seja boa o suficiente para reverberar em nosso corpo e mente.

    Dormir mal pode causar males, especialmente durante o processo de envelhecimento, como diabetes, obesidade, tontura, fadiga, depressão, hipertensão e até câncer, portanto, vale o esforço para melhorá-lo.

    Com o passar dos anos é comum que os idosos apresentem tendência para se deitar e levantar mais cedo, estas mudanças, normalmente estão ligadas à redução na produção de Melatonina, um neurohormônio promovido no período introdutório do sono e secretado quando começa o cair da noite, formando-se o ciclo natural do sono.

    Para que esse ciclo mantenha sua qualidade é muito importante a implementação da higiene do sono na vida cotidiana dos idosos e antes que se tenha que recorrer a medicamentos de indução ao sono, é importante estabelecer estratégias regulares que favoreçam o relaxamento até o momento de dormir, principalmente diminuindo estímulos luminosos.

    Você sabe como fazer a higiene do sono?

    • Exposição a luz natural no período da manhã, que comprovadamente melhora o processo da melatonina no cair da noite.
    • Revisão dos remédios de uso contínuo e adequação de horários para que não interfiram no momento de iniciar o sono.
    • Abrir mão de bebidas cafeinadas a partir do final da tarde.
    • Praticar exercícios físicos contribui para diminuição dos despertares durante a noite.
    • Manter o contato social e a participação em grupos, o que trará mais disposição para a realização de atividades e por consequência o cansaço positivo.
    • Reduzir iluminação ao se recolher com o objetivo de avisar ao organismo sobre o período de descanso.
    • Ter um ritual que já prepare o idoso para o descanso, criar uma rotina que tenha como objetivo o desacelerar do corpo e da mente.
    • Evitar assistir TV até tarde, por isso é recomendável que o aparelho esteja fora do quarto e que o idoso só se recolha para um quarto aconchegante e confortável considerando colchão e travesseiros adequados, na hora de dormir.
    • Limitar a duração dos cochilos para somar ao sono noturno.

    Na Primaveras, está no DNA, o cuidar e o amor aos nossos residentes e hóspedes. Nos empenhamos para entender o ciclo do sono de cada idoso, com o objetivo de proporcionar um descanso revigorante que mantenha o sorriso no rosto de quem teve uma noite de sono realmente reparadora.


    Posts recentes