Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 13-03-2023
  • Quais pilares essenciais de uma ILPI

    Quando se toma a decisão de institucionalizar um ente querido, o que queremos é que ele esteja seguro, confortável, bem cuidado e feliz, não é?

    É exatamente isso o que deve ocorrer pois as ILPIS têm como objetivo principal garantir a atenção integral às pessoas com mais de 60 anos, defendendo sua dignidade e direitos.

    Pois bem, há 3 pilares muito importantes sobre os quais uma pessoa que busca uma casa de repouso precisa estar atenta.

    Quais são?

    • Acolhimento e cuidados
    • Atividades e equipe multiprofissional
    • Estrutura e legalidade

    Acolhimento e Cuidados

    O primeiro passo é preparar o ambiente para que o idoso sinta que todos da daquele lugar entendem suas necessidades e estão absolutamente disponíveis para ouvi-lo sem interrupções e que se dispõem para abraça-lo numa casa que também é sua casa. Cuidados relacionados a saúde e bem estar mas, acima de tudo, o acolhimento de forma humanizada.

    Todo idoso é merecedor de atenção, cuidados especiais e muito respeito. Suas experiências, realidades e medos os tornam únicos, cabe à equipe agir de forma solidária e personalizada. De um modo mais humano e afetivo, fazer com que residentes e hóspedes sintam-se valorizados, pois se parte do princípio as pessoas envolvidas no seu dia a dia são conhecedoras do processo de envelhecimento que, muitas vezes, traz fragilidades das quais não estamos acostumados.

    Para nós, cada idoso é único e protagonista em nossas vidas e fazemos com que ele sinta que tem ali seu porto seguro, seu colo, sua proteção e compreensão e respeito por suas escolhas em todas as vertentes.

    Atividades e equipe multiprofissional

    Uma IPLI deve estar preparada para atender cada indivíduo de forma única e holística por meio de uma equipe multidisciplinar especializada e que saiba valorizar a histórica de cada idoso, evidenciando suas vivências individuais e ao mesmo tempo a pluralidade do grupo.

    Os profissionais que atuam na linha de frente com idosos institucionalizados, além de bagagem científica, precisam conhecer o contexto em que se encontram estas pessoas idosas, tanto no coletivo como no individual e, para atender de forma satisfatória é preciso que sejam capacitados para atendê-los de forma adequada, desde o que se refere à cuidados diários com higiene pessoal e um toque na beleza como cada um gosta de estar, passando por nutrição e alimentação do modo individual, fisioterapia em grupo ou individual, recreação, psicologia especializada, ateliês cognitivos e lúdicos, educadores físicos, enfermagem e atendimento médico, todos estes profissionais devem estar capacitados para o atendimento específico desta população, com amplo conhecimento geriátrico e gerontológico, dando ênfase aos aspectos bio-psico-socioculturais.

    Neste contexto vale dimensionar a importância da interdisciplinaridade, pois a união desses profissionais em uma ILPI contribui para a criação de estratégias para que os idosos institucionalizados possam enfrentar e aceitar os desafios do envelhecimento e trazer a compreensão da importância de socialização e troca de experiências e vivências, que contribuem para a compreensão de si mesmo e do outro, o que demanda envolvimento e esforço de uma equipe capacitada e interligada.

    Estrutura e legalidade

    Quando procuramos um espaço para acolher nosso familiar querido é também importante avaliar alguns pontos que nos assegurem quanto à legalidade do estabelecimento e cumprimento das normas, evitando lugares que possam funcionar na clandestinidade.

    Um aspecto importante, é procurar saber se a instituição tem cadastro e licença de funcionamento na Vigilância Sanitária do município, considerando que é este o órgão responsável por este setor.

    Com o aumento da população acima dos 60 anos, cresceu também o número de estabelecimentos com a finalidade de cuidar deste público e em decorrência disso, em 2005, a Anvisa publicou a lei  RDC 283/2005, que regula e fiscaliza as instituições direcionadas aos cuidados dos idosos. Nesta ocasião, por sugestão da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, passaram a ter a denominação ILPI -  Instituição de Longa Permanência para Idosos.

    E nesta resolução estão garantidas as normas de funcionamento das ILPS s sob alguns aspectos:

    • Toda instituição de longa permanência para idosos deve ter um responsável técnico com nível superior. Como esses locais não são serviços de saúde, não é obrigatório que o responsável seja médico ou enfermeiro.
    • O idoso deverá participar de atividades para que não tenha períodos ociosos. Observar se oferece terapias ocupacionais e a qualidade destas atividades.
    • No que se refere às instalações é importante observar se o lugar foi adequado para a segurança dos idosos prevenindo quedas, como por exemplo, ter corrimãos em possíveis corredores, barras de proteção nos banheiros, telas de proteção em janelas e ausência de tapetes. A manutenção também é primordial para manter tudo em perfeita condição de segurança.
    • Ainda sobre as instalações, e mais precisamente sobre os dormitórios, devem ser separados entre feminino e masculino. Cada quarto com seu banheiro e uma área mínima de 5 metros quadrados e meio para cada idoso, suficientes para uma cama, um guarda-roupa e objetos pessoais do residente ou hóspede, que pode e deve levar seus pertences.
    • Outro ponto a ser observado é que o local deverá estar de acordo sobre o aspecto acessibilidade. Tanto no caso de dificuldade de locomoção como de uma necessidade de atendimento de emergência.
    • Quanto à visitação, não deverá ter restrições de horário e deverá ser aberta aos familiares. Se houver restrições, desconfie!
    • Também é importante garantir a celebração de um contrato entre o idoso ou sua família e a instituição. Esse contrato deve ter todas as informações sobre o serviço a ser prestado.
    • No que se refere à alimentação, a norma exige que todas as casas de repouso tenham pelo menos 6 refeições diárias. É fundamental que ofereça acompanhamento de um nutricionista que garantirá a qualidade e atendimento individual adequado.
    • Sobre os cuidadores, a Anvisa determina o número de cuidadores na instituição dependendo do grau de autonomia dos idosos. Em uma instituição onde os idosos são mais dependentes, a Resolução RDC 283/2005 prevê um cuidador para cada seis idosos.
    • No quesito limpeza, a área de lavagem de roupa deve estar longe da cozinha para evitar contaminação. A cozinha deverá ser ampla e limpa, e deverá seguir às normas da Anvisa quanto ao recebimento, armazenamento e descarte de alimentos (em sacos plásticos). A Anvisa também alerta sobre o olhar clínico sobre a limpeza no contexto geral. 

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos absolutamente legalizados e dentro das normas. Nos colocamos de forma muito transparente e empenhamos nossos valores em tudo o que nos propomos a fazer atrelados à um jeito humanizado de cuidar.

    Venha nos conhecer.


    Posts recentes