Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 18-01-2023
  • Qual é o remédio para o tratamento do Alzheimer e disponibilizado pelo SUS?

     

    A medicação Rivastigmina é utilizada no tratamento do Alzheimer e sua ação é o aumento de uma substância chamada Acetilcolina, que tem sua produção comprometida com essa doença, causando todo o declínio cognitivo e motor.

    A Rivastigmina, há algum tempo é disponibilizada pelo SUS no formato comprimido, que além de provocar problemas para alguns idosos engolirem sem regurgitar, ainda pode causar sérios efeitos colaterais, como náuseas, dor de cabeça, problemas gastrointestinais e perda de apetite.

    Felizmente, uma nova versão do medicamento.

    Porém, felizmente, existe uma versão que contém os mesmos benefícios no tratamento, porém oferece uma melhor qualidade de vida aos idosos, trata-se do formato Adesivo Transdérmico, que por ser colado na pele vai liberando a substância de forma gradual e regular ao longo de 24 horas, protegendo principalmente o sistema digestivo, evitando também a oscilação da dose no organismo.

    O adesivo é para todos? Como usá-lo?

    Todos os pacientes portadores de Alzheimer, que tenham a recomendação médica para Rivastigmina, pode usar na versão adesivo, que deve ser colado logo após o banho e substituído a cada 24 horas.

    Dica: como o adesivo pode causar algum tipo de irritação no local, dessa forma, a orientação é que se realize o rodízio de local a ser aplicado.

     Como adquirir o medicamento no SUS.

    Estando o idoso elegível para o uso do medicamento, segundo protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, os passos para retirada da medicação nas unidades de saúde responsáveis pela distribuição e apresentar os seguintes documentos:

    “Cópia de documento de identidade, cabendo ao responsável pelo recebimento da solicitação atestar a autenticidade de acordo com o documento original de identificação;

    Laudo para Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME), adequadamente preenchido;

    Prescrição médica devidamente preenchida;”

    Fonte: G1


    Posts recentes