Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 14-01-2023
  • As atividades de estimulação motora, um benefício para todas as fases da vida

    Quando falamos em coordenação motora lembramos logo de um bebê quando começa a andar e está na fase de aprendizado, ainda descoordenado nas respostas psicomotoras que envolvem o ficar em pé e o caminhar, não é?

    Desde sempre a atividade de estimulação motora é fundamental na vida de todas as pessoas, independente da fase de vida, visto que promove o aumento das interações do cérebro ao enviar mensagens via neurotransmissores, que atuam na escolha do músculo certo, intensidade correta e na organização do sistema nervoso para realização dos movimentos e também da memória, sem que seja necessário grande gasto energético e grau de oxigênio para a atividade.

    Ou seja, atividades que desenvolvemos como se não fosse preciso nenhum esforço.

    A importância da estimulação motora para os idosos.

    Com a chegada do processo de envelhecimento, ocorre o declínio natural da capacidade física e cognitiva, por consequência a diminuição do rendimento motor, de acordo com a genética e estilo de vida de cada um.

    Portanto, é fundamental o estímulo da coordenação motora para a prevenção e manutenção da autonomia dos idosos, que pode ser prejudicada cada não seja exercitada, levando a riscos de deterioração da memória e dos movimentos.

    Exercícios de coordenação x qualidade de vida.

    Atividades físicas para idosos, devem ser regulares e relacionadas aos padrões de movimentos do cotidiano e não necessariamente complexos ou que gerem algum desconforto em sua execução.

    A importância desses exercícios está na manutenção da autonomia dos idosos, mantendo-os aptos mais tempo possível para:

    • Abotoar seus botões,
    • Calçar seus sapatos,
    • Escrever,
    • Costurar,
    • Digitar,

    Além de manter a postura, o equilíbrio, os reflexos e a respiração correta, entre o estímulo para tantas outras atividades do dia-a-dia

    Na Residência Primaveras, temos equipes especializadas em realizar as atividades de coordenação motora para os nossos residentes e hóspedes, capazes de estimular o sistema muscular, esquelético e sensorial. Sempre de forma muito humanizada.


    Posts recentes