Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 11-01-2023
  • Como se dá a perda que leva à dificuldade na comunicação?

    O Transtorno Neurocognitivo Maior, popularmente conhecido como demência é uma síndrome responsável pela deterioração dos domínios cognitivos, que interfere diretamente na autonomia cotidiana, afetando em maior importância os idosos acima de 65 anos. Devido ao aumento do envelhecimento da população, a doença tem aumentado progressivamente.

    Entre as perdas cognitivas estão a falta de concentração e de entendimento, mudanças repentinas de humor, perda de funções motoras e habilidades, falhas de memória e dificuldade na comunicação, conforme abordaremos a seguir.

    Como se dá a perda que leva à dificuldade na comunicação?

    Estudos apontam que a comunicação é afetada por um distúrbio que prejudica a musculatura da fala, além do acometimento de uma região do cérebro como o córtex, primordial para a expressão e linguagem. Dessa forma, o paciente passa a falar de forma arrastada e a usar poucas palavras.

    Sinais de distúrbios na fala:

    A dificuldade da fala é um dos transtornos mais presentes nos diversos estágios da doença. Muitas vezes, as alterações na linguagem ocorrem somente em estágio mais avançado. No entanto, por vezes, é um fator diferencial no diagnóstico de doenças relacionadas ao Transtorno Neurocognitivo Maior, que envolvem alterações na comunicação, com declínio da compreensão e expressão, apontando as seguintes situações:

    • Dificuldade na articulação das frases.
    • Confusões ao expressar sentimentos.
    • Problemas ao nomear objetos e pessoas.
    • O idoso passa a falar com sílabas trocadas ou palavras misturadas.
    • Repetição de sons desconexos.
    • Até mesmo deixar de falar em estágio mais avançado da doença.

    O Transtorno Neurocognitivo Maior é um dos maiores desafios nos cuidados com idosos e por esse motivo, reconhecemos cada indivíduo como único, atribuindo os cuidados necessários e de forma humanizada para cada Residente ou Hóspede, cada um com sua autonomia ou dependência. Todos merecem nossa dedicação e amor.

    Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, venha nos conhecer e se surpreender com o ambiente feliz em que nossos idosos estão inseridos.


    Posts recentes