Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 17-11-2022
  • Combate ao Câncer de Próstata

    O Novembro Azul chegou e com ele o alerta para que os homens façam os exames de prevenção ao câncer de próstata. A partir dos 45 anos, às vezes antes, o combate ao câncer de próstata deve estar na agenda de consultas rotineiras do paciente.

    O homem reconhecidamente - com raras exceções - dá uma menor atenção a sua saúde quando comparado com a mulher. É por isso que o Novembro Azul tenta mudar essa realidade, pois o  combate ao câncer de próstata passa muito pelo diagnóstico precoce da doença.

    A situação requer ainda mais atenção à medida que o homem vai envelhecendo, quando os exames devem ser realizados em intervalos menores de tempo, bem como de casos anteriores na família, especialmente em relação ao pai do paciente.

    Medidas no Combate ao Câncer de Próstata

    Para a pessoa idosa, o combate ao câncer de próstata é muito importante pelo fato de que o diagnóstico precoce do seu surgimento resulta em altos índices de tratamentos bem sucedidos. Confira outras ações importantes:

    • A família deve incentivar que o seu idoso procure o médico para realizar o exame;
    • A população deve se conscientizar e lutar contra preconceitos em relação ao exame;
    • A atenção deve ser redobrada quando já existem casos de câncer em linha direta.

    A realidade do combate ao câncer de próstata é de que o preconceito em relação a técnica do exame de toque gera um resultado maléfico, pois os pacientes deixam de comparecer ao consultório por um motivo tolo.

    Porém, o combate ao câncer de próstata não é apenas uma realidade de homens de meia idade ou que ainda não chegaram aos 60 anos. De fato, homens a partir dos 45 anos até os idosos mais avançados devem se preocupar em manter os exames em dia.

    Para que a prevenção do  câncer de próstata na terceira idade seja bem sucedido o papel da família é muito importante. Esposa, filhos, parentes ou amigos devem motivar o homem a estar atento ao período correto para a realização dos seus exames.

    Sem preconceito em busca da prevenção

    O cuidado com a saúde deve ser uma prioridade do homem. Apesar do Novembro Azul incentivar a prevenção do câncer de próstata, a campanha pode ser uma oportunidade para que o paciente adote medidas preventivas em várias áreas de sua vida.

    A incidência do câncer de próstata aumenta com o passar dos anos, conforme as estatísticas governamentais. Por este motivo o agendamento de exames preventivos deve ser feito com intervalos menores de tempo após os 60 anos.

    Para a família que tem um idoso e toma a decisão de procurar uma instituição de permanência de longo prazo, o combate ao câncer de próstata estará entre as medidas preventivas de saúde contempladas no protocolo de atendimento.

    É por isso que um local como a Residência Primaveras acolhe o idoso em todas as suas demandas, prezando tanto pela saúde física, que neste tempo de Novembro Azul inclui o combate ao câncer de próstata, bem como a saúde mental e o bem estar.

    Não fique de fora dessa! Faça seus exames regulares e participe também dessa campanha de divulgação da causa!


    Posts recentes