Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 15-09-2022
  • Quais são as atividades físicas para idosos mais recomendadas

    A rotina de atividades físicas para idosos é muito importante para manter a mente ativa, o corpo fortalecido e ajudar a retardar o envelhecimento. Nessa fase, como em qualquer outra, se exercitar auxilia também na melhoria da saúde física, além de preservar a autonomia do idoso.

    Ou seja, são muitos os benefícios que englobam as atividades físicas para idosos. Quer entender melhor sobre a importância de praticar atividades nessa fase e quais são os melhores exercícios? Continue a leitura a seguir.

    Quais são as atividades físicas para idosos mais recomendadas

     É fundamental incentivar os idosos a praticarem exercícios físicos, já que, além de melhorar a saúde, as atividades evitam o desenvolvimento de doenças. Entretanto, é imprescindível buscar ajuda profissional para definir qual será o tipo de exercício.

    Afinal, as atividades físicas para idosos, por exemplo, devem ser de menor impacto, para evitar lesões. Elas devem ser voltadas para o desenvolvimento da flexibilidade, força muscular e equilíbrio.

    Os exercícios podem ser feitos no solo ou na água, em espaços fechados ou ao ar livre. O mais importante é praticar! Confira algumas das atividades adequadas para a terceira idade:

    1. Hidroginástica: essa atividade contribui para o fortalecimento muscular, ajuda no desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e melhora a coordenação motora. É considerado um exercício físico de baixo risco para o idoso, sendo indicado, principalmente, para aqueles que sofrem com artrose e osteoporose;
    2. Relaxamento e alongamento: eles também fazem parte das atividades físicas para idosos e ajudam muito na melhora da flexibilidade do corpo, equilíbrio e bem estar. Com eles, é possível, também, controlar as dores musculares. Os idosos podem realizar as práticas sozinhos ou em grupo, sendo recomendadas para aqueles que possuem pouca mobilidade física ou que apresentam certas limitações para atividades mais vigorosas;
    3. Caminhada: esse hábito diário ajuda a aumentar a disposição de quem a pratica. O idoso pode caminhar por alguns minutos por dia que já auxilia na geração de energia para os músculos, contribuindo também para a respiração e circulação;
    4. Dança: Mais uma atividade física indicada para idoso. Durante o exercício, é possível diminuir hipertensão, bloqueios emocionais, além de manter a interação biopsicossocial e melhorar sintomas da depressão. Afinal, quem dança seus males espanta!

    Vale destacar que qualquer atividade física deve atender às condições de saúde do idoso. Portanto, além de ter um acompanhamento de um profissional, é necessário buscar atendimento médico para a realização de exames de rotina.

     


    Posts recentes