Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 30-08-2022
  • Como funciona a socialização na terceira idade?

    Um dos segredos da longevidade é manter a socialização na terceira idade. Afinal, não é porque houve o processo natural de envelhecimento, que o indivíduo deve deixar de se relacionar socialmente, não é? A idade avançada não significa o fim de um ciclo.

     

    Além disso, as interações sociais são essenciais em todos os momentos e fases da vida. Para o idoso, a interação é também uma forma de preservar as suas memórias e de favorecer a sua saúde física e mental.

    Entretanto, a vontade e a colaboração do próprio idoso para essa prática de socialização na terceira idade são fundamentais. Por isso, a aceitação dessa nova etapa é necessária, para que ele compreenda que alguns detalhes mudaram, como por exemplo, as suas habilidades manuais e mentais, mas que ele tem uma chance de renovar-se e de até realizar sonhos que ficaram no papel.

    Quer entender melhor a importância da socialização na terceira idade? Continue com a leitura do artigo que preparamos para você.

     

    A importância da socialização na terceira idade

    A socialização na terceira idade faz com que o idoso se mantenha ativo, se sentindo vivo, por isso a importância das atividades sociais e culturais.

    Conheça alguns dos benefícios que essa integração gera ao idoso:

    • As atividades geram bem-estar ao idoso e aumento da qualidade de vida;
    • A socialização auxilia no resgate das emoções, ocasionando sentimentos positivos e evitando, assim, a depressão ou qualquer outro pensamento negativo;
    • Há certas atividades de interação que ajudam a manter a condição física, muscular e aeróbica do idoso, mantendo também o equilíbrio do corpo;
    • Necessariamente, a socialização faz com que o idoso se comunique com o próximo, estimulando a sua função cognitiva;
    • Durante a interação entre os idosos, eles treinam a capacidade de ouvir, de prestar atenção e de controlar a própria ansiedade.

    Ou seja, a socialização na terceira idade tem o papel de trazer mais alegria e diversão para a vida dos idosos! Quanto mais ativo, fisicamente e mentalmente, mais o idoso terá a saúde preservada.

     

    Como funciona a socialização na terceira idade na Residência Primaveras?

     Aqui na Residência Primaveras - Casa de Repouso e Centro Dia, o cuidado aos idosos se une a um serviço humano respeitando a individualidade e a história de vida de cada residente ou hóspede.

    Além disso, possuímos diversas atividades que compõem a nossa programação diária, favorecendo, assim, a socialização entre os idosos que ficam residentes ou aqueles que apenas utilizam o Centro Dia– Day care.

    Dentre as atividades oferecidas estão: ginástica sênior, ateliê de trabalhos manuais, de musicalidade, de culinária, de jogos cognitivos, de mandalas; arteterapia; dança sênior; práticas de relaxamento, entre outros.

    Vale ressaltar que as atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar visando sempre, além da socialização, o estímulo cognitivo e motor dos idosos, o acolhimento, a escuta, enfim, o bem estar.

    Aqui na Residência Primaveras, a velhice significa ter ainda fôlego para experimentar novas atividades de acordo com a idade e se você quer que algum familiar faça parte dessa experiência, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe. Venha nos conhecer!

     


    Posts recentes