Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-07-2022
  • Dia do Amigo – a amizade na velhice e seus benefícios

     

    Ter amigos é sinônimo de força para transpor tantas adversidades e em qualquer momento da vida. Impossível lembrar das aventuras de infância, adolescência e juventude, sem ligar fatos a grandes amigos.

    Aqueles que ficam por uma vida, aqueles que passaram e a vida nos colocou em caminhos diferentes e aqueles que acabaram de chegar e na primeira conversa já nos faz sentir amigos de infância.

    Se durante toda a vida nos sentimos melhores ao lado de pessoas as quais temos afinidades, quem dirá na velhice, onde percebemos que muitos já partiram e que estamos ficando sozinhos.

    Nesse contexto, as relações interpessoais entre idosos são verdadeiras ferramentas, eficazes no combate à solidão e por consequência à depressão, imobilidade e até suicídio.

    Ter amigos nesta fase da vida pode significar o salva vidas!

    O valor de um amigo não se mede pela cronologia, mas pela qualidade dessa amizade

    A relação de amizade entre os idosos não precisa ser necessariamente entre amigos antigos, pelo contrário, novas amizades abrem oportunidades para novos aprendizados, trocas de vivências e diminuição da timidez, o que resulta em maior facilidade de comunicação, promovendo a interação até fora do grupo de convivência, o que eleva a autoestima e a segurança em si mesmo, a consequência a mais animadora em relação ao aumento da qualidade de vida.

    Amizade e espiritualidade

    Muitos profissionais da área da gerontologia têm se dedicado aos estudos sobre a importância das amizades na terceira idade e a ligação entre a espiritualidade e a amizade, veja que maravilha, até médicos já foram convencidos de que a as relações fraternas diminuem os riscos de depressão e tantas outras doenças emocionais que resultam em físicas, principalmente quando os vários idosos são ligados por uma crença religiosa.

    Importante dizer que é uma demonstração de cuidado, quando incentivamos os idosos na participação de grupos relacionados à religiosidade.

    Amizades fora do núcleo familiar

    Mesmo que o idoso conviva com a família, os benefícios de se ter amigos fora desse núcleo são inumeráveis, contribuindo inclusive para a manutenção da autonomia dessa pessoa idosa ao se relacionar com vizinhos e amigos dos amigos.

    Inspiração para cuidar da saúde e evitar o sedentarismo

    Quem de nós nunca experimentou o desânimo para realizar atividades sozinho? Sem dúvida a companhia de alguém com quem temos afinidade nos estimula a vontade de praticar atividades físicas. Sabemos da importância dessas atividades seja para a melhora física ou para a cognitiva.

    Pensando no bem estar dos nossos residentes e hóspedes, aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, levamos a sério a vida social dos idosos, através desse movimento de comemorações, oficinas, rodas de conversa e passeios externos, estimulamos a melhora cognitiva, evitando e até mesmo postergando o surgimento de doenças.

    .

    Aqui, tudo é motivo para comemorações, quer que seu familiar faça parte disso?

     

    Venha nos conhecer.


    Posts recentes