Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 16-06-2022
  • Oia os arraiá chegando por aí…TRADIÇÕES

    Dois anos sem festa e sem arraiá. Como está a sua ansiedade em relação à uma boa Festa Junina?

    Por aqui estamos todos na expectativa para proporcionar aos nossos residentes e hóspedes uma super experiência de retorno, logo logo acontecerá o ARRAIÁ PRIMAVERAS!

    Afinal, porquê as Festas Juninas são consideradas tão tradicionais?

    O que parece apenas uma festa popular, traz de maneira intrínseca uma essência multicultural.  Embora o formato que conhecemos hoje, seja bem diferente das originais comemorações em homenagem aos santos portugueses: Santo Antônio, São Pedro e São João, ainda assim, traz a tradição para os dias atuais e cada canto do Brasil foi adaptando e introduzindo nesta festa, suas culturas regionais, haja visto que a maior e mais tradicional festa de São João é a do nordeste.

    Algumas tradições precisaram ser adequadas até mesmo para preservar a segurança, como é o caso dos balões e dos fogos de artifício, porém ainda temos muito o que trazer para manter a tradição nos atuais arraiás.

    Pratos típicos: as comidas variam muito de região para região, mas tem algumas opções que não podem faltar em nenhuma festa, como pipoca, canjica, milho cozido e curau, sem contar o quentão e o vinho quente tão bem vindos nas noites frias de junho.

    Cenário: toda festa junina tem que estar decorada com as famosas bandeirinhas coloridas, que enfileiradas em barbantes, ficam lá no alto colorindo e animando o ambiente. Algumas ainda trazem os mastros com 3 bandeiras, cada uma simbolizando e homenageando um santo junino.

    Brincadeiras: barracas de pesca, correios elegantes e pau de sebo garantem a diversão e as risadas.

    Dança: Quem tem uma aventura de quadrilha de São João para contar?

    Com origem numa dança de camponeses na idade média que representa aspectos do mundo rural, foi trazida para o Brasil ainda no século 19 e se misturou à cultura e principalmente à dança por esse Brasil afora, por isso a quadrilha varia muito, assim como a festa em todo o pais, sem perder a animação em canto algum.

    Roupas típicas: as roupas também variam de acordo com as regiões, porém democraticamente coloridas com a predominância do xadrez e das chitas estampadas, flores, chapéus e maquiagem trazem o tom junino.

    O local onde é realizada essa festa popular é chamado de ARRAIÁ, portanto...borá para as quermesses e festas por aí, pois com cuidado, agora dá!!

    Benefícios que as festas juninas proporcionam aos idosos!

    Esse movimento das festas juninas, traz uma variedade de lembranças que mexem com a memória afetiva dos idosos.

    A começar da participação na produção do cenário, a preparação das roupas que já exerce um empoderamento para cada um dos participantes da festa e ainda promove o compartilhamento de lembranças e de observação dos detalhes de cada um. O movimento da produção da maquiagem e da caracterização contribuem para a manutenção da autoestima.

    As brincadeiras como a pescaria, por exemplo trabalham a percepção, a coordenação motora e a memória.

    A quadrilha além de ajudar no equilíbrio e no fortalecimento muscular, colabora para o aumento da capacidade respiratória. Além de promover uma alegria contagiante.

    Estamos nos preparando para o Arraiá Primaveras 2022, vamos nos esmerar nos preparativos para envolver nossos residentes e hóspedes na mais plena alegria! Que venham os caipirinhas mais lindos desse mundo, quiçá uma miss e um mister Caipira 2022!

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, o cuidar é praticado de forma holística para proporcionar aos nossos queridos idosos a melhor qualidade de vida!

     

    Venha nos conhecer, uma das nossas modalidades se encaixará às suas necessidades.

     

     


    Posts recentes