Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 15-06-2022
  • Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa

    Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa uma campanha que faz parte do Junho Violeta, dedicado à mobilização da sociedade para a proteção dos idosos, uma campanha de alerta e combate à violência contra idosos, em decorrência de milhares de violações dos direitos do idoso em nosso país. Um dos objetivos é a conscientização e identificação da violência e do abuso contra as pessoas idosas.

    O combate é importante, no entanto, não menos importante é compartilhar boas práticas e propor um protocolo de atenção para alertar a população sobre observar quando um idoso está com aspecto descuidado, marcas no corpo ou que passam por indiferença dos seus familiares, nestes casos existem fortes indícios de violência, sendo assim é necessário coibir e dentro do possível buscar alternativas para amenizar o sofrimento daquele idoso.

    No contexto do objetivo desta campanha, está promover a sensibilização das pessoas diante deste cenário e com o apoio da sociedade, prevenir e coibir atitudes violentas e amenizar o sofrimento da pessoa idosa, principalmente neste momento onde muitas famílias passaram períodos de muita dificuldade por conta da pandemia, fato que colaborou para que idosos ficassem à mercê do estresse de quem deveria lhes proporcionar o bem estar e não a violência.

     

    Quais são os tipos mais comuns de violência contra os idosos?

    A violência contra o idoso se classifica em qualquer atitude de negligência, falta de atenção e cuidado que possa afetar a saúde física e emocional da pessoa idosa, cometida muitas vezes por alguém que deveria zelar por ele. O que antes era tratado como assinto privado, hoje deve ser reconhecido e denunciado pela sociedade e nunca ignorado.

    • Deixar de prestar cuidados básicos como a higiene e saúde (medicação)
    • Não proteger contra frio e calor;
    • Não prestar socorro em caso de queda e perigo iminente
    • Omissão de parentesco;
    • Obrigar o idoso a fazer o que não deseja;
    • Provocar dor e ferimento;
    • Praticar assédio moral e emocional
    • Xingamentos
    • Exploração financeira e patrimonial.

    Há também a mais sútil das violências, aquela que prejudica a autoestima e que expõe ao constrangimento e o impede de encontrar com parente e amigo.

    É fundamental que façamos a nossa parte em denunciar e botar a boca no trombone quando desconfiarmos de ação violenta, seja física ou moral. Dessa forma, estaremos contribuindo para a mudança desse cenário.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, condenamos toda e qualquer atitude violenta contra o idoso!

    Trazemos em nosso DNA a essência do cuidar, acolher e entre tantas coisas, o ESCUTAR os anseios de cada um dos nossos residentes e hóspedes. Em nossa casa, toda a equipe é especializada nos cuidados com a pessoa idosa e outra condição imprescindível é que traga o amor na sua trajetória.

    Pratique o amor e o dedique àqueles que tanto se dedicaram a você!

    E caso presencie ou mesmo desconfie de que alguém não está tratando um idoso com respeito, denuncie!

    Disque 100 (principal canal de comunicação).


    Posts recentes