Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 10-06-2022
  • O sono e a qualidade de vida para os idosos

    O sono é condição fundamental para a manutenção da saúde e bem estar e até mesmo para a cura de patologias. Durante o sono nosso organismo repara tecidos e recupera células danificadas, regula o metabolismo, melhora a memória e o aprendizado e principalmente, repõe as energias.

    Isso ocorre durante toda a nossa vida, apenas com diferença no número de horas necessárias para cada fase.

    Para os adultos é recomendado por especialistas em média 8 horas de sono ininterruptas. Porém, isso varia para cada um e com o envelhecimento, alguns fatores influenciam na qualidade do sono, o que certamente interfere na qualidade de vida dos idosos.

    Levando em consideração que para os especialistas, o sono é um processo fisiológico da maior importância para a manutenção da vida saudável, precisamos cuidar para que a qualidade do nosso sono seja boa o suficiente para reverberar em nosso corpo e mente.

    Mudanças do sono ao longo da vida

    A partir dos 65 anos, o corpo precisa de 7 a 8 horas de bem dormidas, para funcionar com todos os benefícios citados nesse texto, no entanto, na terceira idade, ocorrem mudanças na qualidade desse sono.

    O padrão do sono e sua arquitetura se modificam trazendo a redução do estágio mais profundo, chamado de fase N3, caracterizado por menor intervalo entre um despertar e outro, tornando-o fragmentado, dificultando o processo de voltar a dormir, tirando aquela sensação revigorante, ao acordar de um sono reparador.

    Com o passar dos anos é comum que os idosos apresentem tendência para se deitar e levantar mais cedo, estas mudanças, normalmente estão ligadas à redução na produção de Melatonina, um neurohormonio promovido no período introdutório do sono. Por ser secretado quando começa o cair da noite ao passo que, no decorrer do dia, sua produção é reduzida, formando-se o ciclo natural do sono.

    Para os idosos, a mudança na rotina, preocupação e a falta de atividades que tragam algum prazer, contribuem diretamente para a redução do período de sono profundo.

    É possível melhorar o sono dos idosos?

    Sim, existem alguns fatores que impactam positivamente no sono dos idosos e estão ligados a hábitos e comportamentos saudáveis e podem facilmente serem introduzidos no dia a dia da pessoa idosa:

     

     

    • Exposição a luz natural no período da manhã, que comprovadamente melhora o processo da melatonina no cair da noite.
    • Revisão dos remédios de uso contínuo e adequação de horários para que não interfiram no momento de iniciar o sono.
    • Abrir mão de bebidas cafeinadas a partir do final da tarde.
    • Praticar exercícios físicos contribui para diminuição dos despertares durante a noite.
    • Manter o contato social e a participação em grupos, o que trará mais disposição para a realização de atividades e por consequência o cansaço positivo.
    • Reduzir iluminação ao se recolher com o objetivo de avisar ao organismo sobre o período de descanso.
    • Ter um ritual que já prepare o idoso para o descanso, criar uma rotina que tenha como objetivo o desacelerar do corpo e da mente.
    • Limitar a duração dos cochilos para somar ao sono noturno.

     

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, temos no DNA, o cuidar e o amor aos nossos residentes e hóspedes. Nos empenhamos a entender o ciclo do sono de cada idoso, com o objetivo de proporcionar um descanso revigorante que mantenha o sorriso no rosto de quem teve uma noite de sono realmente reparadora.


    Posts recentes