Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 03-06-2022
  • Quais os cuidados com os idosos com a chegada do frio?

    A relação da Saúde e Cuidados com Idosos na época mais fria do ano

    A mudanças bruscas das temperaturas no inverno favorecem o surgimento de doenças que atingem a maior parte da população, especialmente os idosos.

    Nesta época do ano, é comum que as pessoas idosas comecem a se queixar de dores pelo corpo e nas articulações. Isso ocorre devido ao organismo do idoso estar mais suscetível e debilitado ao tempo frio e gelado. Portanto, é importante redobrar os cuidados com idosos no inverno.

    O inverno causa grande preocupação para a população idosa. Uma vez que há o aumento de alergias, problemas respiratórios, gripes e resfriados.

    Em épocas mais frias, a fragilidade da saúde do idoso está associada ao baixo nível de gordura no corpo e pela variação natural da pele, tornando-a mais fina.

    Segundo pesquisadores, a queda de temperatura corporal - à longo prazo, pode provocar doenças mais sérias, como lesão hepática ou até mesmo um ataque cardíaco.

    Separamos algumas das razões pelas quais a saúde na terceira idade fica mais frágil em temperaturas mais baixas. Confira a seguir:

    • Baixo consumo de líquido;
    • Existência de doenças crônicas;
    • Falta de movimentação diária;
    • Redução natural das ações do metabolismo impede a regulação corporal.

    É preciso estar sempre atento aos sinais que denunciam o efeito do frio no corpo do idoso, como quando as pontas dos dedos de mãos e pés estão frias, respiração fraca ou sono excessivo, por exemplo.

    Quer saber como ajudar o idoso a encarar o frio de uma maneira mais segura e confortável?

    Diante das razões pelas quais a estação mais fria do ano impacta na saúde das pessoas em todas as idades, é necessário ter cuidados especiais com idosos para garantir melhor qualidade de vida nessa estação. Sendo assim…

    Use e abuse dos Agasalhos

    Proteger regiões do corpo mais vulneráveis à fria em (como cabeça, pescoço, pés e mãos) evita que o idoso se contamine com gripe ou resfriado. Usar luvas, toucas, meias grossas e cachecóis é necessário para impedir a exposição das extremidades ao frio. Além dessas peças, os cobertores também são muito bem-vindos.

    Ter atenção redobrada em relação ao agasalho, principalmente de manhã quando o organismo ainda não está totalmente ativo  e à noite,  períodos em que o metabolismo está mais lento.

    Esses cuidados ajudarão a manter o corpo aquecido entre 36 e 37º, o que melhora a circulação sanguínea e proporciona a  sensação de bem-estar e conforto ao idoso.

    Ofereça uma Alimentação Saudável

    Nos dias mais frios e preguiçosos, existe a tendência a se  consumir mais carboidratos e alimentos com baixo valor nutricional, como massas e pães. No entanto, mesmo no inverno, a alimentação do idoso deve ser balanceada para evitar o  problemas de ingestão e redução da imunidade.

    Dessa forma, o ideal é optar por alimentos que ofereçam os nutrientes necessários e proteínas indispensáveis para o corpo, como verduras, peixes e frutas.

    Investir no preparo de caldos quentes e sopas, também são ótimas alternativas de nutrientes que aquecem e alimentam o idoso no inverno.

    Estimule o consumo maior de Água e Bebidas Quentes

    Devido às alterações fisiológicas e a baixa taxa metabólica, os idosos sentem pouca sede. Mas, isso não significa necessitam de menor quantidade de líquidos e tampoco estejam isentos dos riscos da desidratação.  É fundamental oferecer a quantidade de água necessária para auxiliar no bom funcionamento das funções corporais.

    A água pode ser servida tanto na sua forma natural, como em sucos, chás ou vitaminas.

    Bebidas quentes, como chás, chocolate e café ajudam a aquecer o corpo a partir de outros sabores. Porém, o consumo deve ser monitorado para não gerar problemas no sistema digestivo.

    Incentive a prática de Exercícios Físicos

    Como em tempos mais frios, os músculos ficam mais retraídos e a circulação sanguínea mais lenta, a movimentação física tende a ficar mais limitada e com isso, surgem problemas neurológicos e ósseos. Portanto, seja uma caminhada ao livre em períodos mais amenos (entre 10h e 16h) alongamento, a pratica de atividades físicas regular, traz inúmeros benefícios para a saúde das pessoas na terceira idade, além de relaxer, promove o aquecimento  do corpo.

    Mantenha a Carteira de Vacinação em dia!

    Atualizar a carteira de vacinação deve ser prioridade para manter os idosos seguros e prevenidos de diversas doenças, inclusive a gripe, tão frequente no inverno.

    Não podemos deixar de lado também a regularização  exames de rotina e

    consultas médicas. Com um diagnóstico precoce, é possível obter um tratamento mais efetivo e minimizar riscos de agravamento de doenças  comuns de inverno.

    Viu como pequenas atitudes podem melhorar e muito a rotina dos idosos durante o período mais frio do ano?

    Redobrar atenção nos cuidados com idosos é fundamental para uma vida mais confortável e quentinha no inverno.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos atentos ao bem estar nos nossos residentes e hóspedes, mantendo-os quentinhos, hidratados e bem alimentados. Além de atividade física até no inverno e muita alegria para aquecer corações!


    Posts recentes