Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 11-05-2022
  • O poder da espiritualidade no processo da finitude

    Sabemos que a espiritualidade fortalece as pessoas no enfrentamento dos obstáculos em qualquer fase da vida e sua importância é potencializada no processo da finitude, exercendo o papel da ressignificação dos sentimentos, a ponto de reduzir o sofrimento e o medo do fim.

    Contudo, quando falamos em espiritualidade, nos referimos a algo diferente da religiosidade, pois mesmo alguém que se diz ateu, pode de alguma maneira estabelecer contato com o sagrado, por meio de outros caminhos que não a religião, como por exemplo no contato com a natureza, mar, sentir o sol e o vento no rosto, enfim, tudo o que transcende a crenças. De algum modo, o paciente ou aqueles que com ele convive precisam descobrir onde “mora” o seu sagrado, aquele momento que o faz entrar em contato com sua essência. A arte é outra forma de despertar a espiritualidade, principalmente através da música, da pintura e obras literárias que exercem o poder de transportar para esferas sublimes e dar um sentido ao sofrimento.

    O papel da espiritualidade em quadros crônicos, onde o paciente está sob cuidados paliativos, é extremamente importante por tratar-se de um momento de acúmulos de perdas, que tornam as pessoas mais vulneráveis e sensíveis. Por esse motivo, a espiritualidade precisa ser considerada pela equipe que cuida desse paciente, pois é justamente este cuidado holístico que dará o significado ao paciente e seus familiares, para situações que muitas vezes são quase insuportáveis.

    O trabalho dos profissionais da área da saúde, em especial aqueles que atuam em cuidados paliativos, precisa contemplar a espiritualidade, para que ao cuidar do paciente se entenda como aquela pessoa de relacionou com sua existência ao longo da vida e buscar maneiras mais humanas de cuidados.

    Nesse contexto, chegamos à conclusão que existem muitas respostas para a ciência, no entanto, ainda há muito o que se estudar para chegarmos a respostas plausíveis aos sentimentos e necessidades do nosso corpo, mente e espírito, especialmente quando sentimos a proximidade do fim.

    A Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, valoriza a essência e a busca de significados não só no processo de finitude, mas em todas as circunstâncias. Aqui, a espiritualidade é alimento para nossos dias.

    Venha nos conhecer e se surpreenda com nosso jeito humanizado de cuidar.

    #espiritualidadeefinitude #idososativos #idososfelizes #casaderepouso #centrodiaparaidosos #fortalecimentoespiritual  #claricelispector


    Posts recentes