Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 19-04-2022
  • Mitos em torno do envelhecimento

    Ah como é valioso mantermos hábitos saudáveis e abraçar a oportunidade de viver mais e melhor e ainda contribuir para o combate de estigmas em torno do envelhecimento.

    A velhice é sempre encarada como um problema, quando na verdade é uma grande conquista. Afinal quem não quer desfrutar mais e mais da dádiva que é a vida?

    O longeviver pode sim ser sinônimo de qualidade de vida e, quando compreendemos as facetas positivas dessa fase, passamos a exercitar a sabedoria e a praticar boas atitudes, com o próximo e com o próprio espelho. É a partir daí que entenderemos que dessa forma vamos desfrutar do bem estar que a paz de espírito proporciona.

    E o mais importante, não existe a concepção de que: ahh meu tempo passou, não há mais tempo pra isso, velho é cabeça dura e não muda mais, não tenho idade para começar nada...folgo em dizer que isso tudo não passa de inverdades e de paradigmas a serem quebrados.

    Partindo desse princípio, podemos citar alguns mitos em torno do envelhecimento e o quanto estamos errados em afirmar que:

    · O idoso não tem mais força de vontade ou motivos para deixar um vício como o fumo ou para iniciar uma atividade física por exemplo. Sim, pode e deve se dar todo e qualquer benefício.

    · Mesmo que o idoso pare de fumar ou de alimentar de forma errada não há mais tempo de se tornar mais saudável, sendo que tais hábitos estiveram presentes ao longo da vida. Na verdade, o corpo sempre terá a capacidade de regeneração, mesmo que de forma parcial, por isso, quanto antes parar, mais tempo terá sentindo o bem estar por abandonar um mal hábito.

    · Com o passar dos anos não se aprende mais nada. Ora, embora a velha guarda não tenha tanta facilidade com a tecnologia, a capacidade de aprender é contínua e se há disposição e alguém com boa vontade para ensinar, em todas as idades podemos acrescentar novas habilidades.

    · Idosos não tem preferências pessoais, são um padrão de comportamento. Nunca!! Cada idoso tem suas preferências em todas as vertentes e devem manter suas escolhas ao comer, vestir e como se divertir e sobre tudo o mais!

    . Libido e sexualidade são coisad de jovem. Negativo, se há saúde, haverá sempre a vontade de ser feliz e desfrutar dos prazeres da vida.

    . Todo idoso tem Alzheimer. Errado, tudo depende da genética e da pré disposição à doença e também dos hábitos saudáveis.

    . Exercício físico faz mal. Quando supervisionado, faz bem em todas as fases da vida.

    . Idoso é chato, triste, depressivo. A depressão e a tristeza não escolhem idade e se praticarmos a escuta ativa com nossos familiares, sempre teremos como ajudá-los em suas superações.

    A Residência Primaveras- Casa de Repouso e Centro Dia, é uma grande defensora da felicidade em todas as fases. Aqui, nossa missão é cuidar para que cada hóspede e residente seja escutado e tenha seus sonhos e objetivos alcançados.

    Quer ver como fazemos? Marque uma visita e surpreenda-se.

    #idosoativo

    #casadetepousoecentrodis

    #centrodiaparsidosos

    #mitosemtornodoenvelhecimento


    Posts recentes