Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 12-04-2022
  • Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson

    Em 11 de Abril é celebrado o Dia Mundial De Conscientização de Parkinson, uma doença degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central, descoberta há mais de 200 anos. É a patologia do gênero que mais ocorre no mundo e perde em frequência somente para o Alzheimer, atingindo 1% da população mundial acima dos 65 anos. No Brasil estima-se que 200 mil pessoas sejam portadoras da doença.

    A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em 1998, com o objetivo conscientizar sobre os sintomas, promover pesquisas e alertar sobre o momento certo de procurar ajuda médica e o tratamento adequado para cada paciente e estágio da doença. Além é claro de educar e promover a colaboração da sociedade para que o portador da doença e seus familiares tenham maior qualidade de vida.

    A causa da Doença de Parkinson, é a morte das células responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre suas funcionalidades, está a de controlar os movimentos e a coordenação motora.

    A também conhecida como paralisia Agitante, se caracteriza pelo tremor de repouso e das extremidades, rigidez nas articulações, dificuldade postural, além de outros sintomas como dificuldade ao falar, engolir, escrever, distúrbios do sono e do intestino e até depressão.

    Embora ainda não exista a cura para a doença, o Mal de Parkinson é tratável com medicamentos diários e vitalícios, que repõem parcialmente a dopamina e auxiliam na transmissão de mensagens entre as células nervosas, o que contribui para a melhora dos sintomas. A escolha do protocolo de tratamento precisa levar em consideração a idade, sintomas e estágio da doença.

    A fim de restaurar e manter as funções o tratamento deve ser complementado por meio de terapia ocupacional, fisioterapia e demais profissionais da saúde como fonoaudiólogo e neuropsicólogo.

    Caso perceba um ligeiro tremor nas mãos, perda de expressão facial e piscar de olhos menos frequentes, associados à tontura, procure um médico.

    A Primaveras- Casa de Repouso e Centro Dia, está preparada para receber seu familiar e cuidar para que a saúde física e emocional do seu idoso querido seja preservada e restaurada. Venha nos conhecer e se alegrar com o que  vê.

     

    #envelhecimentoativo

    #envelhecimentocomqualidadedevida

    #diamundialdaconscientizaçãodadoençadeparkinson

    #centrodia

    #casaderepousoaoladodesaopaulo


    Posts recentes