Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 30-03-2022
  • O papel dos cuidadores em uma ILPI e suas versatilidades

    A função de Cuidador de Idosos vem ganhando notoriedade em uma sociedade onde o crescimento da população idosa é vertiginoso. Profissionalmente, foi recentemente inserida pelo Ministério do Trabalho e segue ganhando espaço nas ILPIs.
    Se a palavra “cuidar” tem tantas qualidades intrínsecas, não se torna difícil realizar uma analogia entre a função de um Cuidador de Idosos e o seu significado, sendo que de toda forma, a expectativa sobre o ato de cuidar é antes de tudo o acolher e o prestar atenção ativa ao assistido.
    Entre as características de um cuidador, destacamos a importância de se ter interesse sobre a realidade do processo de envelhecimento e das necessidades dos idosos, por meio de um contato diário e de assistência a este grupo da população. É necessário desenvolver habilidades e competências específicas, que o torne habilitado a entender as necessidades das pessoas idosas, diferenciando das demais faixas etárias.
    Este profissional é valorizado dentro das ILPIs e ocupa um lugar de destaque quando, a partir de objetivos e diretrizes estabelecidos pela Instituição, exerce sua função prestando um cuidado humanizado, competente e ético, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável ao idoso assistido.
    O cuidador acompanha as atividades diárias daqueles idosos que necessitam de cuidados prolongados, tem uma função ampla e versátil dentro do contexto de cuidados aos idosos institucionalizados.
    Entre as atribuições deste profissional está a responsabilidade pelo elo entre a equipe da ILPI e os familiares, pois está inserido no contexto diário do idoso e acompanha sua evolução junto aos profissionais da saúde atuantes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.
    Ressaltamos algumas funções importantes deste profissional na engrenagem da Instituição de Longa Permanência:
    ● Ser solidário e praticar a escuta ativa junto ao assistido;

    ● Auxiliar na alimentação e higiene;
    ● Acompanhar e motivar o idoso à pratica de exercícios e participação em oficinas terapêuticas, bem como participar destas atividades com os idosos;

    ● Ajudar na locomoção para atividades, caminhadas, banhos de sol;

    ● Mudar o idoso de posição, sempre buscando o conforto, caso não consiga fazer isso sozinho;
    ● Motivar e promover a autonomia do idoso para as atividades básicas de vida diária, bem como às atividades instrumentais de vida diária;

    ● Acompanhar em consultas médicas;

    ● Comunicar à equipe de saúde sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada;

    ● Trabalhar em equipe;

    ● Fazer anotações claras e legíveis de todos os cuidados prestados e observações feitas, datar e assinar;

    ● Cumprir rotinas estabelecidas pela instituição;

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos sempre dedicados a manter a qualidade do nosso trabalho e para isso proporcionamos possibilidades de aprendizado e melhoria constante para nossa equipe, incluindo os cuidadores, pois sabemos que se mantivermos as pessoas preparadas, vamos contribuir cada vez mais para a melhoria da qualidade de vida dos nossos residentes e hóspedes.
    Venham nos conhecer, teremos prazer em receber você.

    #papeldoscuidadores
    #envelhecimentoativo
    #centrodia
    #daycare
    #casadereousoecentrodia
    #idososativos
    #idosos
    #alzheimer
    #geriatriaegerontologia
    #ilpi
    #centrodia
    #casasderepouso
    #cuidadoresdeidosos


    Posts recentes