Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 09-03-2022
  • O Acolhimento das famílias nas ILPIs, escuta e confiança são as palavras chaves

     

    Nem sempre a decisão de se institucionalizar um idoso chega com leveza e tampouco com o apoio de toda a família, afinal, trata-se de uma nova realidade que desponta dúvidas sobre o que é melhor para o seu familiar e sobre o que precisamos entender quando tomamos esta decisão. A importância de se estabelecer uma relação de confiança entre a ILPI selecionada e a família que vai passar por esta transição, para que não exista culpa, mas sim o entendimento de que é uma nova fase com experiência boas e transformadoras.

    O momento de transição demanda da ILPI, o acolhimento ao idoso e também dos seus familiares, para que se estabeleça uma relação de confiança, que trará o aconchego a todos os envolvidos.

    É aqui que a escuta torna-se primordial, para se chegar a uma visão holística sobre a estrutura familiar e os sentimentos naturais em relação ao novo momento, afinal todos os envolvidos passam por uma fase de adaptação.

    Uma ILPI precisa estar preparada para disponibilizar o acompanhamento psicológico aos familiares, o que contribui para que a família consiga processar os fatos, trazendo uma regulação emocional tanto para o idoso quanto para seus familiares e ajudar a ambos no alcance de um olhar adaptativo à nova fase, acreditando que é possível viver da melhor maneira possível com qualidade de vida, mostrar o quanto a vida ainda é passível da realização de novos sonhos e objetivos.

    A escuta promove a relação de confiança e contribui para a quebra do paradigma de que um idoso em uma ILPI sofre por abandono familiar, trazendo o entendimento do contrário. Estão na verdade, ajudando aos pais a viverem com alegria e felicidade, ao mostrar que, mesmo dentro de suas limitações, ainda tem muito a realizar. A regulação emocional vai ajudar neste ajuste de entender seus sentimentos e o que realmente faz sentido para os idosos e para a família, auxiliando em vários aspectos.

    É um orgulho para todos nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, compartilhar de tantas histórias de superação dos sentimentos negativos em torno de uma IPLI e saber que os familiares dos nossos hóspedes e residentes enxergam nossa casa como extensão do que foi a casa de seus pais e avós. Quando nos deparamos com reuniões familiares e seus olhares nos mostram que estão felizes, temos a certeza de estarmos no caminho certo.

    #aimportânciadoacolhimentosdosfamiliaresdosidososemumailpi

    #idososfelizes

    #psicologiaeenvelhecimento

    #idososativos

    #escutaativa


    Posts recentes