Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 08-02-2022
  • O uso excessivo de remédios não prescritos. Um perigo para o idoso!

    No Brasil ocorre um número excessivo de internações causadas por uso abusivo de medicamentos. Esta prática, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que o uso incorreto de medicamentos corresponde a 27% das intoxicações e a 16% dos casos de morte por consequência deste tipo de envenenamento.
    Os idosos são mais suscetíveis ao uso indevido de medicamentos, seja por dificuldade de acesso ao serviço de saúde com qualidade, falta de orientação, dificuldade de enxergar e até mesmo para tentar curar um efeito colateral de algum remédio prescrito, o que acaba por acumular várias substâncias em um organismo já vulnerável.
    Além dos riscos de intoxicações, há também os efeitos colaterais que alguns remédios podem causar a esta população com tantas particularidades, como no caso de medicamentos que causam sonolência e por consequência, ocorrem as quedas.
    Sabemos que com o processo de envelhecimento, o metabolismo tende a ficar mais lento, o que promove um efeito prolongado da substância ingerida e torna o idoso mais exposto à toxidade das medicações.
    Por exemplo: o idoso pode estar tomando um remédio para dor nos joelhos, que pode causar ardência no estômago e ele decide tomar um outro medicamento para se ver livre da queimação, desta maneira é que começa um ciclo perigoso.
    Por este motivo, é fundamental que o idoso tenha um médico que o acompanhe e que balize o uso de medicamento e o suspenda quando não lhe fizer bem ou, por quanto tempo é indicado o uso, sendo que muitas vezes não há a necessidade de ser contínuo.
    Além disso, é importante salientar, que muitas doenças podem ser controladas por meio de alimentação e hábitos saudáveis, como é o caso do colesterol e da insônia.
    Outro fator importante é o fato do idoso ter quem o ajude com a organização de seus medicamentos e que esteja atento à necessidade de buscar ajuda médica.
    Na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, os medicamentos são prescritos pelo médico Geriatra e a administração da medicação é feita pela equipe de enfermagem. Vamos evitar o uso indevido de medicação sem prescrição médica.

    #usodemedicamentosemidosos
    #idosos
    #envelhecimentoativo
    #envelhecimento
    #alzheimer
    #cuidadoresdeidosos
    #ilipi
    #casasderepouso
    #centrodiaparaidosos


    Posts recentes