Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 26-01-2022
  • Você sabia que o Alzheimer é apenas um dos transtornos neurocognitivos maiores?

    Conheça outros: Parkinson, Corpos de Levy, Demência por AVC.

    Hoje vamos falar sobre o Parkinson

    A Doença de Parkinson ocorre por uma degeneração das células situadas em uma região específica do cérebro chamada substância negra, responsável por produzir dopamina que conduz os neutransmissores ao corpo. A ausência desta substância deflagra a rigidez muscular, afeta os movimentos causando lentidão, tremores, desequilíbrio, até alterações na fala e na escrita.

    Embora possa acometer pessoas de todas as idades, a incidência maior ocorre na terceira idade. Seu diagnóstico é dado pela junção de exames neurológicos e histórico clínico do paciente, pois não há um teste específico ou prevenção para o Parkinson.

    Os sinais da doença apontam um aumento gradual de tremores, lentidão dos movimentos e até andar arrastando os pés, o que pode ocorrer de um lado do corpo com maior ou menor intensidade ou em ambos. Os tremores acontecem quando o portador está parado, por este motivo é chamada de doença do repouso, em contrapartida desaparecem quando o doente está dormindo. E mais, podem oscilar durante o dia e ficar ainda mais intenso quando o portador da doença está nervoso.

    A evolução da doença varia em cada paciente, geralmente não ocorrem mudanças muito rápidas ou drásticas.

    Infelizmente a Doença ou Mal de Parkinson ainda não tem cura, pois o cérebro não renova suas células. Porém seus sintomas podem ser controlados por meio de medicação e fisioterapia, até mesmo uma boa terapia e acompanhamento de fonoaudiologia no caso de comprometimento da fala.

    Entre os nossos residentes e hóspedes, temos a ocorrência do Parkinson e estamos preparados para contribuir para a melhora dos sintomas e promover o bem estar do idoso.

    Somos a Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, e nossa maior missão é o Cuidar!

    #parkinson
    #ilpi
    #idosos
    #envelhecimento
    #envelhecimentoativo
    #casasderepouso
    #alzheimer
    #cuidadordeidosos
    #gerontologia
    #gerontologiaegeriatria


    Posts recentes