Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-04-2019
  • Entenda a Importância da Fonoaudiologia na Comunicação dos Idosos

    Entenda a Importância da Fonoaudiologia na Comunicação dos Idosos

    Melhorias na Comunicação dos Idosos com a Fonoaudiologia

    O processo de envelhecimento vai muito além de transformações perceptíveis e fáceis de identificar.

    Ele modifica as funções motoras e cognitivas do indivíduo, podendo causar distúrbios que afetam a comunicação e construção da linguagem, tornando-se necessário realizar tratamentos como a Fonoaudiologia.

    Segundo fonoaudiólogos especialistas, estima-se que a voz atinja sua melhor performance entre os 25 e 40 anos aproximadamente.

    Após esse período, o indivíduo é predisposto a sofrer modificações estruturais na laringe, onde são comuns com o passar do tempo.

    O envelhecimento vocal pode variar conforme o estilo de vida, fatores hereditários, sociais e a saúde física e psicológica.

    Essas características podem ocasionar o surgimento e o desenvolvimento desses distúrbios, provocando a deficiência vocal no idoso.

    A fonoaudiologia para idosos entra a partir desse momento. Ter um acompanhamento profissional, auxiliar na reversão ou prevenção de problemas de audição, fala e/ou mastigação na terceira idade. Com isso, é possível promover melhor qualidade de vida e bem-estar para o indivíduo.

    Confira como os distúrbios na comunicação podem indicar doenças mais graves e a importância da fonoaudiologia no processo de envelhecimento.

     

    Fonoaudiologia: Como Problemas de Comunicação podem indicar um sinal de uma doença mais grave?

    Distúrbios e alterações na comunicação verbal são importantes indicativos para doenças mais sérias, que surgem com maior frequência na terceira idade.

    Como é o caso do câncer, acidente vascular cerebral (AVC), Alzheimer e Parkinson que podem se manifestar através de sintomas mais simples.

    O funcionamento irregular do sistema físico, neurológico e funcional do idoso pode causar muita dificuldade de mastigação, fala, deglutição (engolir) e sucção (ato de sugar, aspirar).

    Como forma de prevenção e tratamento, a fonoaudiologia trabalha a audição, voz, linguagem e todos os elementos citados acima para encaminhar o método correto para as mais diversas complicações que possam surgir com o passar dos anos.

     

    Transtornos causados pelo Envelhecimento Natural

    Acompanhe a seguir, a relação de transtornos que podem afetar a comunicação de um idoso:

     

    🔹 Refluxo gastroesofágico (doença crônica que ocorre quando o ácido do estômago ou a bile entra no tubo alimentar e irrita a mucosa);

    🔹 Tremores na voz;

    🔹 Rigidez nas articulações que envolvem da face e boca;

    🔹 Tosses após engolir e engasgos frequentes;

    🔹 Incapacidade de reconhecer sons;

    🔹 Instabilidade no timbre, altura e tom de voz.

     

    Principais Distúrbios na Comunicação

    Além dos transtornos citados anteriormente, o envelhecimento pode suceder:

    Enfraquecimento da Voz

    Denominada de Presbifonia, a doença refere-se aos distúrbios provocados pelas alterações naturais que envolvem desde tensões musculares até o sistema respiratório.

    Estes distúrbios acabam ocasionando o mau uso do aparelho vocal e a impossibilidade do cuidado de uma voz natural.

    Esse problema pode ser tratado por meio de uma nutrição adequada, estilo de vida saudável e principalmente, exercícios vocais.

    Porém, é necessário obter o acompanhamento de um médico para realizar exames preventivos para identificar qualquer anormalidade na fala ou audição.

     

    Disfagia

    Mais conhecida como dificuldade de engolir alimentos, surge com o avanço da idade e afeta o sistema digestivo. Podendo ser considerado como um sintoma decorrente de doenças mais graves como Alzheimer e Parkinson.

     

    Envelhecimento da Audição

    O envelhecimento natural do aparelho auditivo está relacionado diretamente com a compreensão da fala, prejudicando a comunicação verbal do indivíduo.

    Esse tipo de sensibilidade pode ser revertida com o uso de aparelhos auditivos.

    O processo de envelhecimento é uma fase delicada que exige muita atenção e cuidado. Manter o acompanhamento médico é fundamental para receber o diagnóstico precoce e os tratamentos adequados que fazem parte da fonoaudiologia.

     


    Posts recentes