Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 15-02-2019
  • Equipe de Enfermagem nas Casas de Repouso para Idosos

    O atendimento de uma equipe de enfermagem dentro de casas de repouso para idosos garante o bem-estar e qualidade de vida dos residentes por meio dos cuidados necessários com a saúde.

    A assistência de uma equipe de enfermagem em casas de repouso para idosos realiza o acompanhamento periódicos e de emergência em diferentes especialidades médicas, sendo em nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, geriatria e até mesmo odontologia.

     

    A Importância de uma Equipe de Enfermagem em Casas de Repouso para Idosos

     

              Para atender às necessidades médicas dos residentes, é importante que o enfermeiro conheça o processo de envelhecimento para realizar os cuidados de maior complexidade, com ética e responsabilidade nas casas de repouso para idosos. 

               

    Antes de aplicar os métodos assistenciais com a saúde dos residentes, o enfermeiro realiza uma entrevista com o idoso para registrar todo histórico de doenças, obter o diagnóstico correto e consequentemente, encaminhar o melhor recurso terapêutico de acordo com as condições clínicas.

    Esse procedimento é chamado de anamnese médica. O objetivo da coleta de dados é criar um plano de saúde personalizado que servirá como fonte principal para a equipe de enfermagem aplicar os cuidados necessários.

     

    Suporte para a Equipe de Enfermagem

    A infraestrutura das casas de repouso para idosos devem ser adaptadas às necessidades especiais de residentes que possuem dificuldade motoras, algum tipo de deficiência e demais doenças degenerativas como Alzheimer, por exemplo.

     

     4 Funções na Atuação de um Enfermeiro em Casas de Repouso para Idosos

         Os enfermeiros possuem quatro funções que reforçam sua importância dentro de uma casa de repouso para idosos, são elas: cuidativa, administrativa, educativa e de pesquisa.

    Confira a descrição de cada uma delas a seguir:

    • Cuidativa

    Consiste na organização dos cuidados médicos conforme o histórico de enfermagem e exames físicos dos residentes, os diagnósticos, as prescrições e anotações.

    •   Administrativa

    Refere-se aos gerenciamento de medicamentos e a documentação legal dos idosos, mais conhecido como prontuários. Neles, constam todas informações  referentes à história médico-social do paciente, às suas necessidades médicas ou o tipo de tratamento aplicado.

    •   Pesquisa

             São realizadas pesquisas de melhoria dos serviços prestados pela equipe de enfermagem dentro de casas de repouso para idosos.

    • Educativa

    Por meio da bagagem técnica e profissional de um enfermeiro, garantindo uma assistência de qualidade da equipe de enfermagem, em aplicar os cuidados com os residentes e no desenvolvimento de atividades que estimulam a autonomia dos idosos, garantindo qualidade de vida e bem-estar.

     

    A contratação de uma equipe de enfermagem nas casas de repouso para idosos, assegura o bem-estar dos residentes e a tranquilidade dos familiares diante uma assistência médica qualificada e especializada.


    Posts recentes