Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 09-04-2018
  • Alzheimer! Como lidar?

    Alzheimer! Como lidar com está doença tão complexa?

    Atender às necessidades de um doente de Alzheimer requer compreensão e aceitação diante das mudanças. É um verdadeiro desafio lidar com as perdas de memória, riscos e as novas necessidades do familiar querido e, ao mesmo tempo, reorganizar o cotidiano que garanta as boas condições de saúde e qualidade de vida diante de uma nova perspectiva.

    O funcionamento do cérebro de um portador de Alzheimer é alterado para o modo lento e compromete de forma progressiva funções como a linguagem, raciocínio lógico, memória e a atenção por exemplo.

    Os sintomas da doença surgem de maneira gradativa e ao longo do tempo se evidenciam. Portanto, é fundamental ter muita atenção e paciência para cuidar do idoso portador de Alzheimer, especialmente no estágio avançado onde será necessário ajudá-lo a realizar tarefas básicas do dia a dia como se alimentar e tomar banho.

     

    Cuidados Essenciais com o Idoso Portador de Alzheimer

     

    A doença se manifesta de diferentes maneiras como por exemplo, a dificuldade em articular palavras, pequenos esquecimentos e alterações de comportamento. Casos de Alzheimer precoce, geralmente antes dos 60 anos, possui origem genética e quando ocorre acima de 80 anos, a degeneração do cérebro é de natureza da própria idade.

    Portanto, é fundamental manter certos cuidados que ajudem tanto o portador de Alzheimer quanto a família ou equipe multidisciplinar a lidar com a doença. Confira:

    •  Treinar as funções cerebrais por meio de atividades como quebra-cabeça e a leitura de um jornal estimulam não só a memória como também a linguagem e a orientação do portador da doença. Podendo ser praticadas individualmente ou em grupo;
    • Adaptação do ambiente reduz o risco de ocorrência de acidentes;
    • Manter o diálogo e a aproximação faz toda a diferença. Uma comunicação verbal clara, a atitude de segurar as mãos, fazer gestos e estar próximos estimula as funções cognitivas e motoras do portador de Alzheimer.

    O tratamento deve ser individualizado para compreender as particularidades de cada pessoa e garantir a evolução dos cuidados essenciais e progressos positivos do idoso portador da doença.

     

     


    Posts recentes