Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 12-11-2018
  • Como Lidar com Idoso Portador de Alzheimer

    Como Lidar com Idoso Portador de Alzheimer

    O Alzheimer é uma doença que se manifesta de maneira lenta e progressiva, afetando o funcionamento do cérebro em funções como a memória, comportamento, raciocínio lógico, compreensão e linguagem, entre outras.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas sofrem com doenças neurodegenerativas, totalizando 70% dos casos relacionados ao Alzheimer. Segundo a Academia Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil, cerca de 1,2 milhões de pessoas são atingidas pela doença.

    A partir da terceira idade é comum encontrar casos de desordem mental devido ao envelhecimento psíquico ou fatores genéticos, sendo caracterizada com problemas cognitivos que causam dependência e prejudicam a realização de atividades  básicas e instrumentais diárias.

     

    Principais Cuidados com um Idoso com Alzheimer

    O idoso com Alzheimer necessita de cuidados especiais e supervisão constante, por isso, é muito importante mantê-lo sempre acompanhado de um familiar ou um cuidador para auxiliá-lo em suas tarefas do dia a dia como consumo de remédios controlados, alimentação e higiene pessoal por exemplo.

    Os principais cuidados com um idoso portador de Alzheimer são:

     

    Medicamentos para o tratamento: os remédios cumprem a função de retardar o avanço da doença,  controlar a agressividade e a agitação auxiliando no equilíbrio do comportamento do idoso.

    Caso haja resistência em consumir a medicação, deve-se então amassar os comprimidos e adicioná-los aos alimentos;

     

    Higienização: com avanço da doença, o idoso com Alzheimer pode precisar de ajuda na hora de tomar banho, pentear os cabelos ou vestir-se, devido ao esquecimento da prática destas atividades.

    Por essa razão, o cuidador ou familiar responsável deve estimular o idoso a participar desse momento de autocuidado para resgatar a familiaridade com essas ações;

     

    Alimentação: com o avanço da doença, fatores de risco vão surgindo, tais como: o declínio da coordenação motora e a dificuldade na deglutição dos alimentos.

    Por isso, se faz necessário que o idoso seja acompanhado por uma equipe interdisciplinar como nutricionista e fonoaudiólogo, que irá adaptar a alimentação do idoso, bem como realizar exercícios, a fim de evitar a sua desnutrição.

     

    Adaptação da casa: devido à perda de equilíbrio e aos efeitos das medicações, o idoso com Alzheimer pode perder o equilíbrio e a noção de espaço.

    É importante evitar que móveis e objetos obstrua as passagens, e também reforçar os caminhos com o apoio de corrimão.

     

     Como evitar fatores de riscos de acidentes domésticos:

     

    • Manter portas e janelas trancadas e esconder chaves (para não ocorrer fuga) são atitudes que podem minimizar riscos de acidentes domésticos.
    • Guardar em uma gaveta com fechaduras especiais objetos cortantes, acendedores ou fósforos e extremo cuidado ao deixar panelas no fogo.
    • Além disso, é importante inserir protetores de quinas e tomadas para reduzir as chances de quedas e acidentes.

     

    Por ser uma doença que compromete diretamente a saúde mental e física, o apoio, o carinho e a paciência de toda a família, são detalhes que fazem toda a diferença na qualidade de vida do idoso com Alzheimer.

     

     

    Conheça também nosso Post sobre: Pessoas com Alzheimer Memorizam Melhor Mensagens Cantadas!


    Posts recentes