Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-12-2021
  • A ILPI, um lar de cuidados, amizades e vínculos. Chega de Preconceito!

    Uma consequência importante no movimento demográfico mundial, é o envelhecimento da maior parte da população. Segundo dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil, a tendência no número de pessoas acima de 60 anos ser superior ao de crianças com até 9 anos de idade, se mantém numa crescente, o que avança uma inversão na nossa pirâmide etária.

    Enquanto nos países desenvolvidos, esta realidade já vem sendo trabalhada há décadas no que se refere a alicerces para uma sociedade mais inclusiva e adequada às pessoas idosas, nos países em desenvolvimento, embora já tenham em curso bons avanços normativos e institucionais, muitos paradigmas ainda precisam ser quebrados para que o processo de envelhecimento seja associado a uma vida saudável, ativa e passível de realizações e planos futuros, o que demanda que continue sendo bem cuidada assim como outras fases da experiência humana.

    É fato que com o passar dos anos, ficamos mais expostos a doenças e agravos crônicos cujas sequelas podem gerar situações de dependência e por consequência demandar maiores cuidados. O crescimento da população idosa culmina em um contexto de transformações expressivas na estrutura familiar, pois hoje a mulher que até então era oficialmente a cuidadora, passou a ocupar um espaço expressivo no mercado de trabalho.

    É neste cenário que algumas questões vêm à tona: como esta população idosa poderá viver dentro de um contexto de cuidados adequados às suas atuais condições de autonomia para as atividades da vida diária, as famílias estão preparadas para assumirem o papel de principal cuidador e ainda manterem seus padrões de qualidade de cuidados, entretenimento, socialização, alimentação e bem-estar a oferecer?

    Quando falamos em derrubar paradigmas sobre o processo de envelhecimento no Brasil, nos referimos principalmente ao preconceito que existe sobre a institucionalização de um familiar idoso. Ora, façamos aqui uma reflexão: o que é melhor para um familiar que você ama e que o fato de ficar sozinho pode oferecer perigo a si próprio?

    O que é melhor entre estar com um cuidador assistindo TV enquanto mexe no celular e o idoso cochila, ou ter um dia repleto de atividades que estimulam físico, mental e emocional e ainda promover a melhora da autoestima?

    Em uma ILPI, o idoso não só está sob os cuidados de especialistas, como também está inserido em um contexto igualitário no que se refere ao convívio com pessoas na mesma faixa etária, que viveram experiências parecidas e que estão sendo estimulados ao compartilhamento de histórias e à formação de novo vínculos de amizades.

    A Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, é um lugar perfeito para quem quer literalmente viver! Nossa equipe é especializada no cuidado com pessoas idosas de uma forma holística. Por meio de um prontuário humanizado, cada indivíduo é único e terá a oportunidade de reconhecer o processo de envelhecimento como uma nova oportunidade de vivenciar momentos novos e felizes, assim como resgatar também suas memórias afetivas.

    A família estará sempre que quiser junto do seu ente amado e qualidade no tempo que estiver com ele. O trabalho especializado fica por nossa conta, o amor dividimos com você! Chega de Preconceito, amar é dar o melhor pra quem amamos!

    #Xôpreconceito#XôTabu#chegadepreconceito#vidaemharmonia#vivacomqualidade#vivaaamizadenaterceiraidade#casasderepouso #ilpi #envelhecimentosaudavel #acolhimentoequalidadedevida


    Posts recentes