Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 24-11-2021
  • Os desafios do envelhecimento e como ressignificar as perdas

    O que já sabemos é que a vida é feita de ciclos que por sua vez são atrelados a alguns fatores como valores culturais, estilo de vida, hábitos, histórico familiar e sem dúvida a cronologia.
    Embora muitas mudanças na vida, boas ou ruins, não sejam previsíveis e não tenham data para acontecer, outras estão inseridas no contexto das fases determinadas pelo passar dos anos e podem representar perdas e conquistas.
    Mudanças positivas são aquelas que nos permitem valorizar o atual e a oportunidade de novas experiências com promessas de dias felizes, pois ao longo do processo de envelhecimento é importante que aprendamos a lidar com o sentimento de perda, elaborando e superando o que muitas vezes é um luto literal e outras pode ser interpretada como uma morte simbólica, como é o caso de doenças, amputações, aposentadoria, síndrome do ninho vazio e até mesmo perdas de status ou financeiras.
    A preparação para vivenciar o que é inexorável como a transitoriedade e a finitude, de um modo sereno e resiliente, porém não atribuindo tristeza, mas sim aprendendo a valorizar o novo e vivendo cada momento com muita intensidade e ao mesmo tempo leveza na alma, é imprescindível para um envelhecimento ativo e feliz.
    O percurso das nossas vidas está sempre em constante mutação, quantas vezes tivemos que nos readaptar para ressignificarmos nossa própria existência e podemos afirmar que estamos em processo contínuo de desconstrução de uma condição anterior para iniciarmos a construção de novos rumos, sendo assim , o processo de envelhecimento também pode ser ressignificado de maneira espontânea, porém consciente, compreendido no cotidiano sem que haja desgaste emocional e de energia, por meio de uma reorganização da vida, onde caberá o planejamento de novos projetos que façam sentido para um novo momento.
    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, procuramos acompanhar de perto e de maneira única, cada um dos nossos residentes e hóspedes, neste momento de passagem de uma fase para outra, sem que haja um contexto de final de linha, mas sim de um novo momento onde possamos ressignificar a nossa existência, valorizando as sutilezas da transitoriedade e alegria das nossas vidas em todos os momentos que estivermos neste percurso divino.
    Venha nos conhecer e constatar como por aqui, todos estão inseridos em um contexto de novas possibilidades.
    #casaderepousonoabc#casaderepousoecentrodia#ressignificandoperdas#osdesafiosdoenvelhecimento#idososativos#envelhecimentoativo

    Posts recentes