Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-11-2021
  • Dia da Consciência Negra – idosos pretos

    Infelizmente, em pleno século 21, não é novidade que o racismo no Brasil impõe às pessoas negras, o preconceito, a desigualdade e maior dificuldade ao acesso a serviços essenciais e por consequência os leva à uma baixa autoestima.

    Este transtorno ocorre em todas as faixas etárias, no entanto, quando se trata do idoso, acumula-se um repertório ainda mais vasto de sofrimento.

    Praticar a escuta ativa com pessoas idosas é uma experiência imensurável e tratando-se de idosos pretos, nos proporciona uma vastidão de emoções e sentimentos diante da oportunidade de conhecermos, um pouco que seja, toda a dificuldade e até ataques físicos, verbais e morais, pura e simplesmente, por uma diferença na cor da pele. Muitas histórias de tristeza e humilhação, mas também de força que os levaram a superação.

    O Relatório Anual de Desigualdade Social aponta que o racismo é capaz de impactar na expectativa de vida das pessoas pretas, que no Brasil é de 67 anos, enquanto que para as pessoas de pele branca é de 73.

    Além de ser um crime dos mais desumanos, o racismo é também uma questão de valores e formação de caráter e cabe a todos levantar esta questão, pois a luta contra o preconceito e desigualdade é de todos nós.

    Pessoas negras não são descendentes de escravos, mas sim de reis e rainhas, sua beleza e altivez devem ser valorizadas e potencializadas.

    Para que a violência racial diminua é preciso engajamento de todos, no que se refere à denúncia, à educação engajada das crianças e dos jovens sobre a riqueza da pluralidade e igualdade, pois só desta maneira é que os idosos negros terão tranquilidade definitiva e não somente momentânea.

    Nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, temos como lema o respeito a cada idoso e os tratamos como protagonistas, cada história é única.

    #diadaconciencianegra

    #consciencianegra
    #casaderepousoproximoasãopaulo

    #casaderepousonoabc

    #idososativos

    #idososfelizes


    Posts recentes