Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 11-10-2021
  • Delírio x Delirium

    De uma hora para outra você percebe que seu familiar idoso está confuso, não consegue seguir uma linha de pensamento ou concentrar-se em algo que esteja fazendo e se mostra desorientado. Esse tipo de comportamento pode estar ligado a alguma disfunção do organismo que momentaneamente o leva ao DELIRIUM. Além da confusão mental, o delirium pode levar à sonolência, mudança de humor e agressividade, porém são alterações contornáveis por meio de medicamentos e na maioria dos casos pode se reverter em 2 ou 3 dias.

    É importante saber diferenciar um comportamento repentino de uma possível demência, visto que esta ocorre de forma lenta e gradual e no caso do Delirium pode ser um alerta para uma emergência médica. Muitas vezes, basta uma infecção urinária para acarretar todos os sintomas mencionados, quanto antes procurar atendimento médico, mais preciso será o diagnóstico e a administração da medicação necessária.

    Um outro cenário onde o aparecimento do Delirium é comum, ocorre quando o idoso precisa de internação, então sofre com a mudança repentina de ambiente e passa a ter ao lado somente pessoas estranhas como equipe médica e enfermeiros em um hospital, portanto sempre que possível é uma questão fundamental manter um familiar ou cuidador para acompanhamento constante do idoso. Quando permitido é importante manter por perto os óculos, aparelho auditivo, um relógio ou calendário, além de ficar de olho na hidratação e estabelecer atividades lúdicas como ler e ouvir música para que ele se situe no tempo, espaço e tenha um vínculo com o ambiente externo. Isso contribui para que o estado mental seja atenuado. No entanto nestas circunstâncias, quanto maior o tempo de internação, maior o tempo para reversão dos comportamentos de Delirium.

    Sendo assim, trata-se de um distúrbio secundário e a prevenção por meio de boa alimentação e manutenção da saúde, contra qualquer infecção ainda é o melhor dos remédios, visto que o Delirium ocorre em 50% dos casos.

    Por outro lado, existe o Delírio que é uma distorção do pensamento acompanhadas de alucinações, proveniente de distúrbios psiquiátricos como esquizofrenia, transtorno bipolar e uso de drogas, cujo tratamento e manutenção devem ser acompanhados por médico psiquiatra.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos sempre alertas para a percepção dos comportamentos e manutenção do bem estar e da saúde dos nossos residentes e hóspedes. O mais importante para nós é motivar e manter a qualidade de vida àqueles que nos foram confiados.

    #delirioedelirium

    #delirium

    #casaderepousoecentrodia

    #casaderepousonoabc

    #processodeenvelhecimento


    Posts recentes