Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 21-09-2021
  • Dia Mundial de conscientização da doença de Alzheimer

    O dia 21 de setembro é a data referência para a conscientização e para enfatizar o poder do conhecimento tão necessário, que ajuda a desafiar o estigma que envolve a doença de Alzheimer. Quanto mais soubermos diferenciar o esquecimento proveniente do envelhecimento natural, da manifestação de uma demência complexa, melhor será para o diagnóstico e início do tratamento.

    2021 é emblemático pois é o décimo ano da campanha Setembro: Mês Mundial da Doença de Alzheimer e traz à tona em âmbito global, a importância de ser conhecer esta demência desde o seu diagnóstico até o tratamento e maneiras de retardar seus efeitos. Neste ano a Alzheimer Disease International (ADI) lançará seu relatório levantando pontos desafiadores para o sistema de saúde e gestores, com base no testemunho de pessoas que vivem ou acompanham um familiar com este diagnóstico e norteia sobre como o sistema pode atende-los de maneira mais objetiva.

    A campanha deste ano alerta para a importância de se prestar atenção aos sinais da doença e incentiva as pessoas na busca por informações e apoio por meio de associações e órgãos confiáveis em seu país. É importantíssimo saber reconhecer quando o esquecimento poderá comprometer a autonomia e as independência dos idosos em suas tarefas diárias, colocando-os em risco.

    Quanto mais precocemente forem reconhecidos os sintomas e mais conhecimento houver sobre a doença, melhor será o resultado do tratamento que será aplicado mediante o diagnóstico por investigação clínica, promovendo maior longevidade e qualidade de vida ao paciente e seus familiares.

    A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo, progressivo e sem cura, que afeta majoritariamente pessoas com mais de 65 anos impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo, que leva a alterações comportamentais, de humor e personalidade, sendo dividida em 3 fases: leve, moderada e avançada.

    Importante ficar atento aos sinais como perda da memória recente, dificuldade para a realização tarefas cotidianas ou para comunicar-se, desorientação de tempo e espaço, guardar coisas em lugares estranhos, alteração frequente de humor e comportamento, perda de iniciativa e dificuldade de raciocínio

    A melhor forma de prevenção é manter uma vida ativa, ter objetivos, praticar atividades físicas, ter um bom descanso e nunca parar de buscar conhecimento.

    Embora ainda não haja a cura para a Doença de Alzheimer, existem tratamentos que ajudam a protelar os efeitos e trabalhar na manutenção física e cognitiva, capazes de proporcionar melhor qualidade de vida por mais tempo.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, contamos com uma equipe especializada para atender às necessidades peculiares de cada residente ou hóspede e não medimos esforços para que os idosos se mantenham felizes por muito mais tempo, desfrutando da qualidade de vida em nossa casa.

    #casaderepousonoabc

    #diadaconcientizaçãodadoençadealzheimer

    #casaderepousoespecializadaemidososcomalzheimer

    #casaderepousopertodesãopaulo


    Posts recentes