Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 23-07-2021
  • Como acabar com a solidão na terceira idade

    A pergunta que não quer calar é como acabar com a solidão na terceira idade (ou pelo menos, reduzí-la).

    A solidão é uma das maiores causas de depressão na terceira idade. Com o passar dos anos, é esperado que a dinâmica familiar se modifique. Os filhos sairão de casa, se casarão e construirão um novo núcleo familiar. Outra coisa que também acontece é que amigos se mudam e até mesmo falecem, com o passar do tempo.

    Nessa nova rotina, nem sempre é possível estar tão perto quanto gostaríamos de nossos familiares, como pais e avós. Além disso, a vida social dos idosos também sofre mudanças com a chegada da aposentadoria. A mudança na rotina com a interrupção do trabalho, também pode contribuir para o aumento da sensação de solidão e falta de pertencimento.

    No novo estilo de vida, é comum que os idosos venham a se sentir solitários, “sem função” e, muitas vezes, perdidos. Além disso, algumas limitações físicas, seja por problemas de saúde ou apenas pela idade, podem contribuir para que esses indivíduos se sintam incapazes e até como um “peso” para a família. Tudo isso, aumenta o risco de depressão e outras doenças. Mas então, como acabar com a solidão na terceira idade e contribuir para um processo de envelhecimento tranquilo e saudável? Certamente familiares e pessoas próximas desse idoso podem ajudar!

    Respeitar a vontade dos idosos é fundamental

    Muitas vezes, pensando em como acabar com a solidão na terceira idade, familiares cometem o erro de não ouvir as vontades e anseios dos idosos. Antes de tudo é preciso entender que o fato das pessoas envelhecerem, não tira delas a opinião e a vontade própria. Idosos são indivíduos e, como tal, devem ser respeitados. Por isso, antes de tomar decisões que impactem diretamente na vida deles, é preciso conversar e incluí-los nesse processo de tomada de decisão.

    Não há dúvidas que a afetividade e a participação dos familiares na vida dos idosos é muito importante, tanto para manter a estabilidade emocional quanto a saúde mental deles. No entanto, diante da impossibilidade de estarem fisicamente presentes no dia a dia, é comum que, na tentativa de acabar com a solidão na terceira idade, as famílias busquem atividades para ocupar o tempo desse idoso, sem antes conversar e entender se essas atividades o agradam e se ele está confortável com tais mudanças.

    Muito mais do que “ocupar esse tempo”, que com a idade se tornou ocioso, é importante ressaltar que uma boa forma de acabar com a solidão na terceira idade é inserir novamente esse idoso em um meio onde ele possa contribuir, trocar experiências e se sentir novamente participativo e atuante. Fazer parte de uma comunidade aumenta a auto estima, o bem estar e a qualidade de vida na terceira idade.

    Porque uma casa de repouso pode ser a melhor forma de acabar com a solidão na terceira idade

    Por conta de um preconceito ou do medo do julgamento, muitas famílias acabam relutando em aceitar a opção de uma casa de repouso como a solução para acabar com a solidão na terceira idade e garantir a esse idoso o amparo e a qualidade de vida que ele precisa nesse momento da vida. Muitas vezes, o próprio idoso tem o desejo de ir para uma instituição como essa, mas encontra resistência em seus familiares, seja pela falta de conhecimento e informação ou mesmo por medo. No entanto, a realidade é que pode ser extremamente positivo para esse idoso poder ampliar a sua rede de relações sociais para além da família. As relações que se estabelecem dentro do ambiente da casa de repouso podem trazer conforto e plenitude em relação à velhice, devolvendo a sensação de pertencimento que, muitas vezes, se perde com a chegada da terceira idade.

    A participação da família na adaptação do idoso na casa de repouso é muito importante. Ele precisa entender que aquela opção não tem nenhuma relação com abandono, muito pelo contrário, tem a ver com cuidado, amor e preocupação. Nesse momento é importante deixar claro que os familiares continuarão presentes e participando desse idoso,  sua vida, . Garantir que nossos entes queridos estejam amparados - quando não podemos estar por perto ou não podemos fornecer os cuidados necessários para o seu bem-estar - é um ato de amor e respeito.

    Você já conhece a Residência Primaveras?

    Trabalhando no setor desde 2014, somos uma casa de repouso localizada em São Bernardo do Campo, SP, que preza pela humanização e respeito a individualidade de cada residente ou hóspede aqui presente. Nossa equipe é multidisciplinar e especializada em geriatria e gerontologia. Contamos com uma série de atividades terapêuticas que estimulam a saúde física e mental dos idosos e prezam pelo bem-estar de cada um. Consideramos que a melhor forma de acabar com a solidão na terceira idade é garantir a esses idosos uma vida digna e respeitosa, com interação social e a segurança que eles precisam.


    Posts recentes