Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 19-06-2021
  • Dia Nacional do Luto

    No dia 19 de junho, celebra-se no Brasil o “Dia Nacional do Luto”, data que nos leva à uma reflexão sobre os sentimentos que envolvem perdas doloridas ao longo de nossas vidas.
    Neste momento, infelizmente, este tema está em evidência, diante das perdas abruptas às quais a pandemia nos tem imposto. Nosso dia-a-dia está numa constante levada de notícias tristes. Se não perdemos um familiar, estamos convivendo com a dor de alguém muito próximo de nós. Além do luto da forma como conhecemos, algo muito doloroso se somou. Para muitos, sequer a chance de um ritual de despedida e do apoio dos amigos foi possível, é como se houvesse o corte no enredo de uma história.
    Além da perda pela morte de entes queridos, existem outros tipos de luto que também ocupam um lugar importante, para todos os que de alguma maneira tiveram expectativas ceifadas. Aqui falamos sobre a não realização de sonhos, separações, perda de emprego ou de uma situação concreta.
    A dor do luto, embora natural, ocorre de maneira muito particular e subjetiva. Cada indivíduo tem sua maneira e intensidade ao vivenciar perdas. O importante é dar vasão para a expressão de emoções e sentimentos doloridos. Temos que permitir a manifestação destes sentimentos para que o momento seja elaborado e vivenciado em todas as suas fases, até a superação.
    Por mais que saibamos que a vida é constituída de conquistas e também de perdas, somente ao enfrentarmos estas situações é que tomamos consciência dos efeitos profundos sobre nós mesmos e nos faz sentir na própria pele, a realidade da vida. Para muitos, muda a forma de se relacionar, perceber a vida e avaliar crenças sobre vários aspectos.
    A intensidade do vínculo com a pessoa ou algo que amamos e que venhamos a perder, regula com a intensidade do luto e a dor, que pode ser comparada com a dor de um órgão do nosso corpo e por mais que esteja doendo, temos que buscar um caminho de cura e fazer a nossa parte para que a superação seja libertadora.
    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos sempre atentos para identificar e promover a cura das dores do luto dos nossos residentes e hóspedes, seja ela relacionada ao que for, com muito carinho e acolhimento.

    Posts recentes