Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 25-05-2021
  • O que é importante conversar com idosos?

    Os obstáculos e novidades da vida na terceira idade são muitos. Não apenas para os idosos em si, mas também para seus familiares e cuidadores. Dentre as muitas preocupações comuns do dia a dia, uma delas, muito importante, se apresenta como um desafio particular. Como conversar com os idosos sobre assuntos importantes? Ou seja, qual é a melhor forma de abordar temas sensíveis e relevantes para a saúde, o bem-estar e a segurança deles?

    Então, o primeiro passo é entender que para conversar com idosos de maneira eficiente, esse diálogo precisa ser mantido sempre de forma clara e carinhosa, mas sem tender para uma infantilização.

    Estabeleça uma relação de confiança e cumplicidade entre vocês, para que eles entendam sempre que não estão sozinhos e que podem contar com o amparo familiar nessa fase tão desafiadora. Além disso, seja sempre verdadeiro e respeitoso ao abordar temas sensíveis - mas que precisam de atenção - como a depressão na terceira idade ou opções de moradia para idosos.

    A forma de abordagem nesse momento é tão importante quanto os assuntos em si. Sempre deixe claro que o objetivo da conversa é tornar a vida e a rotina do idoso mais segura, fácil e prática. Dessa maneira, visando o bem-estar dele e, consequentemente, de toda a família.

    5 coisas importantes para conversar com idosos + 1 tema importante

    Opções de moradia para idosos

    Mudar nem sempre é fácil, principalmente mudar de casa. Esse é sempre considerado um espaço de muitas memórias e apegos sentimentais. Mas a realidade é que com a chegada da terceira idade, algumas opções de moradia se tornam inviáveis e até pouco seguras para os idosos. Aquela casa cheia de lembranças pode se tornar grande demais, aqueles degraus de escada podem se tornar um risco desnecessário e morar sozinho, longe da família ou sem alguma supervisão, pode ser um caminho para a depressão, tão comum nessa faixa etária.

    Considerando esses aspectos, converse com o idoso sobre as opções para melhorar esse cenário. A solução pode ser a mudança para um local menor e mais apropriado, para a casa de um familiar que tenha disponibilidade de tempo ou mesmo para um residencial especializado na terceira idade, como a Residência Primaveras. Uma opção de moradia, day care e hotel para idosos, fundada em 2014, com o objetivo de oferecer uma opção humana e eficiente para os idosos e suas famílias. Para saber mais sobre a nossa história clique aqui.

    Golpes em idosos

    Não é de hoje que os idosos são os alvos preferidos de criminosos que praticam golpes, fraudes etc.. Com o avanço das tecnologias, os golpes em idosos tendem a se aperfeiçoar e ganhar novas nuances, hoje em dia eles podem ser virtuais (através de sites de compras falsos, por exemplo) ou mesmo via telefone, além dos já tradicionais perigos “presenciais” (como golpes em portas de banco e caixas eletrônicos, em supermercados e muitos outros).

    Conversar com os idosos sobre esse tipo de perigo é muito importante para que eles estejam atentos aos riscos no dia a dia. Crie o hábito de sempre comentar sobre “novos” golpes que surgem e costumam ser amplamente divulgados na internet. Com certeza com um conhecimento prévio sobre o assunto, eles estarão mais aptos e atentos aos cuidados que precisam ser tomados nessas situações. E, sempre que possível, faça companhia e ajude seus familiares mais velhos em tarefas que oferecem perigos em potencial.

    Atividade física e envelhecimento saudável

    Os benefícios da atividade física regular são incontestáveis em todas as fases da vida. Exercícios físicos podem evitar a depressão na terceira idade, prevenir a osteoporose, ajudar a controlar o colesterol, diabetes, enfim, uma série de vantagens. A verdade é que uma vida ativa só traz benefícios! No entanto, é comum que idosos que nunca se dedicaram à prática de exercícios, apresentem uma certa resistência a incluir a atividade física em suas rotinas.

    Muitas vezes acreditam que é impossível começar algum exercício a essa altura da vida. É a sua hora de colocar em prática a habilidade de conversar com idosos para mostrar que sim, sempre há um tipo de exercício adequado para quem está começando. Com baixa intensidade, acompanhamento profissional e apoio, logo os benefícios aparecem e um novo universo de possibilidades e de vida saudável se apresenta na terceira idade.

    Adaptações na residência

    Depois de decidir sobre a opção de moradia para os idosos e escolher a mais apropriada para cada situação, é preciso conversar com o idoso sobre adaptações necessárias na configuração dessa residência. Algumas mudanças, muitas vezes sem custo, podem tornar essa casa mais segura e adequada para a terceira idade. Você sabia que a maior parte dos acidentes com idosos, como quedas, por exemplo, acontecem dentro de casa?

    Então é preciso deixar o espaço de circulação livre, evitando tapetes que escorregam, fios e cabos no meio do caminho e objetos soltos, como mesinhas, banquinhos etc.. As camas não devem ser muito altas para facilitar a entrada e saída e o uso de grades de proteção nelas é uma aliada para evitar quedas. Nos banheiros use tapetes antiderrapantes e, caso necessário, instale barras de segurança para ajudar na mobilidade, deslocamento e independência do idoso.

    Depressão na terceira idade

    A depressão é uma doença perigosa e muito comum entre os idosos. Nem sempre a depressão vai dar as caras em forma de tristeza. Muitas vezes os idosos podem começar a apresentar um comportamento pessimista, por exemplo, ou reclamar de dores sem explicação, falta de energia e de apetite, dificuldades com a rotina do sono, dentre outros sintomas. Por isso, é importante estar atento a essas mudanças para oferecer o apoio e o tratamento adequado.

    É muito importante conversar com os idosos para que eles mantenham sempre a cabeça ativa, com atividades que estimulem o cérebro, como jogos, por exemplo. A prática de atividades físicas e uma rede de apoio composta por familiares, amigos e acompanhamento profissional, ajudam na prevenção dessa doença, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando o humor.

    MAIS UM TEMA IMPORTANTE

    Um tema extremamente importante é falar sobre a finitude da vida e a antecipação de vontades. Mas esse assunto é tão amplo e importante, que decidimos que vamos nos aprofundar nele num próximo texto. Fique de olho!

    Residência Primavera: seu aliado no cuidado à terceira idade

    Com três modalidades de acolhimento - Day CareResidencial para Idosos e Hotel para Idosos, o Residência Primaveras foi criado com o compromisso de ajudar os idosos e suas famílias nesse momento que requer acolhimento e cuidado.

    Proporcionamos aos nossos residentes um ambiente familiar, agradável e com uma série de atividades que estimulam a saúde e o bem-estar de todos. Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais para fomentar a autonomia e a sociabilidade de cada um, ajudando na superação de obstáculos físicos e psicológicos comuns na terceira idade. Venha  nos conhecer!


    Posts recentes