Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 28-03-2021
  • A vida em coletividade na terceira idade: o lado bom da sociabilidade na ILPI

    A vida em coletividade na terceira idade é um ponto crucial, totalmente própria dos seres humanos, em qualquer idade. De um modo geral, a coletividade é inerente ao ser humano que por natureza é um ser carente. Para a construção e desenvolvimento da vida, precisamos compartilhar sentimentos, ideias e ideais.

    Desde o nascimento estamos inseridos em um contexto de coletividade. Partindo da família e em cada fase da vida fazemos parte do coletivo, seja na escola, no grupo de amigos e no trabalho, colaborando para a evolução continua da sociedade.

    A vida em coletividade na terceira idade

    Para os idosos, a carência e a solidão podem ser intensificadas. Isso acontece a partir do momento em que sua família já não depende mais dos seus cuidados e o trabalho deixou de fazer parte do cotidiano. Da mesma forma, alguns amigos já se foram. Por consequência de tudo isso, a vida social toma um rumo entediante. O pior e mais desestimulante é sentir que está perdendo autonomia e independência, quando os filhos passam a impedir o idoso de sair sozinho por uma questão de proteção.

    Vale lembrar que os sentimentos de abandono e de solidão acometem muitas vezes aos idosos dentro da própria casa. Quando os familiares estão vivendo a correria do cotidiano e os amigos passam pelo mesmo momento, eles se sentem muito sós. A companhia passa a ser a TV, ou um cuidador cuja responsabilidade é somente com a higiene, a alimentação, o sono e um jogo qualquer. Fica até difícil de manter a esperança na terceira idade.

    Neste contexto, fica clara a importância da vida em coletividade na terceira idade. Afinal, não é porque as responsabilidades deixam de ser a prioridade, que o idoso precisa deixar de se movimentar e de aproveitar a nova fase que se desponta. E nada mais divertido do que ressignificar a velhice como uma nova e produtiva oportunidade de desfrutar de melhor qualidade de vida.

    A sociabilidade na ILPI

    O lado bom para um idoso que reside ou passa o dia em uma ILPI é que, ele conta com toda a estrutura e com uma vida social ativa. Numa ILPI que desenvolva um trabalho sério, os idosos devem ter acesso a:

    • Espaço totalmente adequado para sua mobilidade;
    • Equipe multidisciplinar;
    • Alimentação adequada;
    • Todo o cuidado individualizado;
    • E, principalmente, atividades coletivas que proporcionarão uma vida ativa e com muitas descobertas, numa rotina institucionalizada, garantindo qualidade à vida em coletividade na terceira idade.

    Somos uma ILPI que acolhe e respeita as necessidades e personalidade de cada idoso. Oferecemos aos nossos residentes e hóspedes um universo de atividades coletivas que se transformam em oportunidades de compartilhamento e reflexão sobre a história de cada um. Tudo dentro de um contexto que abrange o cognitivo, o físico o mental e o emocional.

    Outro ponto positivo é a estimulação do compartilhamento de vivências entre os residentes e hóspedes. O resultado que presenciamos todos os dias é uma casa alegre. Vemos diariamente os idosos inseridos em um ambiente onde se pratica a intergeracionalidade, empatia e autoestima, por meio de:

    • Atividades lúdicas;
    • Autocuidado;
    • Estimulo à autonomia dentro de uma coletividade na terceira idade.

    Em cada fase da vida, construímos uma nova turma. Desde a escola, universidade, família, lazer. E então, porque não abraçar a linda oportunidade de conquistar novas e boas amizades dentro de uma IPLI?

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, trazemos em nosso DNA um jeito especial de acolher e de proporcionar uma vida ativa. Tudo recheado de ateliês e eventos lúdicos, divertidos. O propósito é o de ressignificar a velhice como uma idade capaz de oferecer a projeção de novos objetivos por meio da socialização e inclusão.


    Posts recentes