Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 04-03-2021
  • O futuro na velhice: o envelhecimento ativo e a ressignificação da vida

    Sim, há futuro na velhice

    Sobre o futuro na velhice, um cenário de possibilidades se aponta diante da nova forma de enxergar a vida. Sim o futuro também é para os idosos!

    Já não é novidade que a população idosa no Brasil está crescendo exponencialmente nos últimos anos. Estamos em um momento crucial para derrubar o estereótipo negativo do velho que simplesmente espera a banda passar. Com certeza, agora ele estará no meio do desfile, vivendo plenamente o futuro na velhice.

    Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na década de 1940, o brasileiro vivia em média até os 30,5 anos e na atualização de 2019, a expectativa saltou para 80 anos (mulheres) e 73 (homens). Tornou-se comum convivermos com familiar ou vizinho na faixa dos 90 e até centenários, haja visto os depoimentos alegres na fila da vacinação contra o Covid-19.

    Isto nos leva a entender que a maneira como nos relacionarmos com a velhice deve passar por uma profunda transformação, afinal, a longevidade pode sim acrescentar novos sonhos e objetivos ressignificando a vida, em uma fase, que até bem pouco tempo, trazia a conotação de final da linha mas agora pode ser encarada com uma perspectiva de futuro na velhice que pode ser repleta de lazer e interesses.

    Envelhecer com qualidade de vida hoje, é manter-se ativo e inserido socialmente.

    Assim como em qualquer idade, a pessoa idosa precisa viver por algo e ter inspiração para aproveitar ao máximo todos os momentos. Claro que sempre dentro de um contexto universal de pertencimento, ele deve ser visto como único, com suas vivências e histórias de vida cujo resultado é a pessoa construída até então.

    Muitos idosos passam por experiências de solidão e tristeza que os levam à depressão e baixa autoestima. Mesmo estes, quando estimulados por meio de um trabalho terapêutico, conseguem dar a volta por cima, descobrindo que podem ter um propósito e novo significado às suas vivências e sonhos e vendo um futuro na velhice!

    É muito importante um novo olhar da sociedade em relação a esta realidade. Como dizer que não existe um futuro na velhice se hoje em dia uma pessoa com 60 anos, pode ter ainda 3 décadas pela frente? Neste tempo, há inúmeras possibilidades para mudar de estilo de vida!

    • Aprender algo diferente ou retomar algo que sabia fazer quando jovem;
    • Desenvolver um novo talento;
    • E, porque não, um recomeço ao perceber novas perspectivas!

    Um futuro na velhice que enfim, contribuirá para recuperar a própria identidade diante do cenário sócio-cultural.

    O idoso quando estimulado com atividades adequadas, se reconhece como indivíduo melhorando sua saúde física mental e emocional. Se prestarmos atenção a esta mudança, além de contribuirmos no processo para um envelhecimento sustentável dos nossos familiares e amigos, também despertaremos para o nosso próprio futuro na velhice. Com isso, certamente incluiremos nas nossas listas de metas e objetivos um novo tópico: preparar meu envelhecimento sustentável. Será que a melhor maneira não é começar por um nosso olhar a partir de agora?


    Posts recentes