Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 11-02-2021
  • 7 dicas sobre como lidar com a Covid na terceira idade

    Já sabemos que Covid na terceira idade pode ser mais perigoso do que em qualquer outro caso. No entanto, depois de um ano muito difícil, em grande parte pela pandemia global, iniciamos 2021 com a esperança trazida pelas vacinas contra a Covid-19.

    De acordo com dados da OMS, no início de fevereiro de 2021 o Brasil estava em terceiro lugar, em termos globais, em número de casos de Covid-19. Em termos de faixa etária, a incidência da doença na população brasileira acima de 60 anos é significativa, e a letalidade é extremamente preocupante – representando aproximadamente 74% dos óbitos no Brasil até janeiro de 2021 em decorrência da Covid-19. Esta tendência também foi observada em outros países.

    Mas há também boas notícias. Em janeiro, o Brasil começou a vacinação, priorizando os agentes da saúde que estão na linha de frente contra à Covid-19 em hospitais e unidades de saúde. Recentemente, o Governador do Estado de São Paulo anunciou que a campanha desta primeira fase se estenderá, primeiro, para pessoas acima de 90 anos, e em seguida para pessoas com mais de 85 anos. Esta estratégia de vacinação está totalmente alinhada aos dados epidemiológicos que atestam a vulnerabilidade dos idosos – do impacto significativo do coronavírus na terceira idade.

    A jornada da imunização contra o Covid na terceira idade

    Na Residência Primaveras, não poderia ser diferente – a imunização já começou! Trazendo a experiência de anos trabalhando com a terceira idade na França, onde a população idosa é muito maior do que no Brasil, a Residência Primaveras promove o acolhimento humanizado, e conta com uma equipe de especialistas prontos para atender pessoas idosas – adotando todos os protocolos previstos durante a pandemia.

    Para além da segurança sanitária, é importante lembrar dos efeitos que a pandemia está provocando em termos de saúde mental. Reconhecemos que este aspecto é fundamental para todas as faixas etárias, mas que na terceira idade pode tornar-se uma questão mais aguda. Como cuidar de tudo isso durante o distanciamento social? Não é uma tarefa fácil, mas certamente é possível através do carinho e atenção a todas as dimensões desta questão.

    Além da vacina de Covid para idosos, os cuidados e protocolos para prevenção da Covid em pessoas idosas, e os cuidados durante a doença são essenciais. Elaboramos uma lista de 7 cuidados para Covid na terceira idade, pensando em quem está em busca de como cuidar de idosos com Covid, ou como prevenir a Covid na terceira idade. Seja você a pessoa idosa, ou uma pessoa responsável pelos cuidados primários de alguém com Covid na terceira idade. Os primeiros itens são os de prevenção, e em seguida apresentaremos algumas dicas de como cuidar de idosos com Covid. Mas Antes, é importante estar atento a sintomas que podem sinalizar a Covid em idosos, quando não houver testagem, e a partir de qualquer um destes é recomendado que o acompanhamento médico adequado seja realizado:

    Sintomas da Covid na Terceira Idade

    • Febre, sensação febril, pequena elevação de temperatura ou até hipotermia (quando a temperatura do corpo cai);

    • Sonolência e cansaço excessivos, prostração, aumento na frequência dos cochilos;

    • Coriza/tosse, dor de garganta, dificuldade respiratória, perda do paladar e olfato, diarreia;

    • Quedas e agitação fora do comum.

    7 cuidados para Covid na Terceira Idade

    a) Condições preexistentes

    Entender bem as doenças já existentes é um excelente guia para todas as precauções a serem tomadas durante o cotidiano.

    É importante manter o corpo e a mente funcionando. Para isso, é aconselhável que as atividades físicas sejam continuadas, ainda que dentro de casa. Atividades como leitura, cruzadinhas ou quebra-cabeças são excelentes passa-tempos e também cumprem um importante papel para a manutenção da mente ativa.

    Manter uma alimentação saudável e a hidratação em dia são cuidados essenciais para manter o corpo mais forte e preparado.

    b) Limite interações face a face

    Já sabemos que a chave para a prevenção é diminuir a exposição à carga viral. Algumas atividades como consultas, terapias, são essenciais para o bem-estar e devem estar no topo da lista de qualquer pessoa da terceira idade, ou cuidadores. Saídas não essenciais representam maior risco de infecção. Manter a distância de pelo menos 1 metro de qualquer outra pessoa é uma regra de ouro.

    c) Use máscara

    São indicados modelos de máscara N95 e PFF2, de uso profissional. A máscara pode ser combinada com o uso da face shield que potencializa a proteção contra aerossóis.

    d) Higienização das mãos e dos alimentos

    Higienizar as mãos e os alimentos é fundamental. O melhor é limpar as mãos com sabonete e água ou álcool 70% frequentemente, e evite tocar qualquer parte do rosto.  Lave os alimentos também com sabão sempre que possível. As superfícies e roupas também devem obedecer à regra da frequência.

    e) Tenha um plano

    Todos estão expostos a riscos de contrair o coronavírus, e é prudente já ter um plano pronto para caso isso aconteça – qual será a equipe médica responsável? Qual será o hospital de acolhimento? Quem será o acompanhante, caso seja necessário internação? Quais são os contatos de emergência?

    f) Vacinação

    A vacina de Covid para idosos é fundamental neste momento, e os cronogramas de vacinação contra outros coronavírus na terceira idade devem ser mantidos, a não ser por indicação médica para casos específicos.

    g) Use as tecnologias digitais

    A tecnologia atual permite que as pessoas se comuniquem através de imagem e áudio por dispositivos como tablets e celulares. A inclusão digital na terceira idade já era um assunto importante antes da pandemia, e agora se tornou algo essencial. Este guia gratuito da PUC-RS traz um conteúdo completo sobre este aspecto, incluindo exercícios para otimizar a jornada da inclusão digital na terceira idade. Os dispositivos digitais podem ser utilizados para socialização, entretenimento, e mesmo para cuidados de saúde que não demandam a presença física.

    Para finalizar, deixamos aqui este link da Fiocruz com recursos como: podcasts, vídeos e artigos com informações com base científica sobre Covid na terceira idade. A Covid em idosos requer muitas rotinas de cuidados e de interação que são novas para todos. Esperamos que este artigo contribua para sua experiência.

    Estamos vivendo momentos inimagináveis! Tudo nos demanda muitas mudanças, mas  podemos superar. Deixamos aqui este vídeo onde o Dr. Dráuzio Varella fala justamente sobre a Covid em idosos, e como cuidar da Covid na terceira idade.


    Posts recentes