Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-01-2021
  • 7 dicas de como escolher uma casa de repouso para idosos

    Como escolher uma casa de repouso é uma questão que sempre causa dúvidas. A escolha pela institucionalização de pessoas idosas envolve todo um processo, mas este não precisa ser necessariamente difícil. Aliás, bem pelo contrário. A escolha pela institucionalização deve ser um processo para trazer bem-estar e leveza para todos – para o idoso e para a família.

    Primeiramente, é importante pontuar que há duas vias para a mudança para um residencial sênior:

    • Pessoas autônomas, sem nenhum grau de dependência, que optam por viver a terceira idade em residenciais especializados, sabendo das facilidades e serviços oferecidos na instituição, prezando pelo próprio bem-estar.

    • Pessoas que são institucionalizadas de acordo com graus de dependência variáveis, sob a curatela de algum familiar que preza pela saúde e conforto de seu parente.

    Entre em contato com a gente!

     

    Tabu: como escolher uma casa de repouso pode ser difícil

    Existe um certo tabu sobre instituições residenciais para idosos no Brasil. Este assunto tem muito a ver com nossa cultura, na qual é desejável que a pessoa idosa continue morando com sua família e em seu ambiente familiar. No entanto, em países como Estados Unidos e Canadá – culturas onde o individualismo é mais proeminente – é muito comum que as pessoas planejem suas vidas após a aposentadoria, optando por morar em residenciais especializados para idosos, contando com o conforto e oferta de serviços. Em seguida apresentamos 7 dicas de como escolher uma casa de repouso.

    Como escolher uma casa de repouso para um idoso?

    No caso de institucionalização sob curatela, são diversas as razões que levam uma família a optar por um residencial sênior. Existem quadros clínicos de degeneração física e cognitiva que podem demandar cuidados constantes, e por maior que seja o amor e a disposição dos familiares, dar conta de todos os cuidados e compromissos pessoais pode se tornar um desafio que exige muito além do que uma pessoa – uma equipe. Nestes casos, a opção por uma casa de repouso pode ser mais simples, visto que o grau de dependência da pessoa é alto e requer cuidados específicos e constantes. Assim, a opção por uma casa de repouso é uma forma de prover todos os cuidados necessários para a manutenção da saúde e dignidade da pessoa idosa.

    Quando o grau de dependência é menor, e a pessoa idosa continua capaz de tomar suas próprias decisões, é interessante que seja uma escolha baseada no diálogo e autonomia. Afinal, os tempos mudaram. O conceito de residenciais para idosos mudou muito nos últimos anos.

    Cada caso é um caso. O importante é sempre estar atento às necessidades – às próprias e às do idoso sendo cuidado. Lembra do protocolo dos aviões? Caso esteja acompanhando alguém que precise de sua ajuda, coloque a máscara de oxigênio primeiro em você. Somente podemos cuidar dos outros se estamos nos cuidando.

    Pode ser que o arranjo social do cuidado em casa não seja o mais adequado – e está tudo bem. Além dos serviços públicos de instituições de longa permanência, surgem cada vez mais novas opções no mercado para moradia na terceira idade, com conceitos inovadores, foco na saúde, cuidados humanizados, estímulo à sociabilidade e à convivência, novas aprendizados e bem-estar.

    Veja a seguir as dicas que separamos para entender como escolher uma casa de repouso, caso este seja o momento.

    7 dicas de como escolher uma casa de repouso para idosos

    1) Avalie as necessidades

    Há idosos independentes, mas há outros que precisam de muita ajuda. É preciso, em primeiro lugar, avaliar qual o grau de dependência deste idoso, ou seja, quais as necessidades de cuidado concretos que o idoso tem.

    Além disso, é preciso avaliar também se a pessoa que cuidará do idoso tem estrutura física e emocional para assumir esta tarefa.

    Também é importante avaliar se o espaço físico é adequado. A casa, ou apartamento precisa ser acessível e aceitar algumas adaptações para, talvez, receber mobiliário ou alguma obra que melhore a acessibilidade para que o idoso possa circular em segurança, seja caminhando, seja em cadeira de rodas.

    Este é um item essencial para decidir como escolher uma casa de repouso.

    2) Defina o tipo de serviço a ser contratado

    Atualmente as casas de repouso oferecem serviços como Day Care, onde a pessoa permanece no local durante o dia, retornando para casa para dormir. Existe também a opção de longa permanência, que é quando a pessoa faz do residencial sua casa. Mais além, há o serviço de Hotel, que pode ser contratado eventualmente para garantir a segurança e saúde das pessoas durante períodos determinados.

    3) Avalie o orçamento

    Quem irá se responsabilizar financeiramente? Qual o orçamento disponível? Existem outras pessoas que podem ajudar? Como escolher uma casa de repouso implica neste cálculo.

    4) Escolha a localidade

    O contato com a natureza é essencial para o bem-estar. Alguns residenciais são afastados dos grandes centros urbanos justamente por isso. Ficam longe da poluição sonora e têm como foco a qualidade de vida. Geralmente ficam nas regiões metropolitanas ou cidades satélites, o que garante fácil acesso da família à convivência afetiva. É uma forma também de trazer a família para este ambiente agradável e natural.

    5) Confira a estrutura física

    Todos os residenciais sênior, de qualquer natureza, precisam estar de acordo com as normas da ANVISA. O Ministério Público é um órgão que regularmente inspeciona as instituições, e no caso de qualquer tipo de denúncia, o órgão estadual deverá ser acionado.

    6) Confira a estrutura de serviços

    O residencial oferece todos os serviços médicos, terapêuticos e de lazer que espera? Principalmente nos casos de alto grau de dependência é importante analisar se a equipe do local condiz às suas necessidades.

    7) Certifique-se dos horários de visitas

    Algumas casas de repouso têm horários específicos para visitas, verifique como e quando estas podem ser realizadas.

    Além desta lista, é importante, ao escolher uma casa de repouso, visitar o local em diferentes momentos. Assim poderá ter uma noção de como os residentes são tratados e da rotina, verificando se todos os serviços oferecidos estão sendo cumpridos. A acessibilidade também é um quesito importante quando há limitação física, tanto para os residentes quanto para os visitantes. É bom garantir que este item esteja dentro das suas necessidades.

    De acordo com o IBGE, 13% da população brasileira está acima de 60 anos. A tendência é que este número aumente nos próximos anos. A humanidade está envelhecendo, e envelhecendo melhor. Hoje se fala da Economia Prateada, um mercado totalmente voltado à terceira idade (acima de 50 anos), e trazendo conceitos, produtos e serviços inovadores.

    Esperamos que esta lista contribua para sua tomada de decisão sobre como escolher uma casa de repouso, seja você um familiar de uma pessoa idosa ou alguém buscando uma forma saudável, confortável e criativa de viver. Já passou da hora de repensarmos conceitos sobre arranjos sociais e de vida na terceira idade.


    Posts recentes