Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 23-10-2020
  • CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA IDOSOS

     

    Ler um bom livro é benéfico em qualquer fase da vida, porém a leitura para idosos apresenta uma série de benefícios que fazem com que ela seja mais prazerosa, além de estimular o cérebro e evitar ou amenizar diferentes sintomas clínicos relacionados a ele.

    Porém, o que muitas pessoas alegam (até mesmo profissionais de saúde que lidam diretamente com idosos) é que “o brasileiro não lê” e, por isso, é impossível estimular esse hábito em pessoas mais velhas, porém isso não é totalmente verdade.

    O que se vê hoje em dia é uma alta no mercado editorial: nunca se publicou tantos livros, nunca se traduziu tanto quanto nos dias atuais. Além disso, a maior diversificação dos suportes (livros, e-books, áudio-livros) tem tornado a leitura mais acessível e atraente ao público.

    Leitura para idosos ou criando novos hábitos

    A ideia de que é impossível adquirir um novo hábito quando em idade avançada é resultado do preconceito que cerca o envelhecimento, um processo no qual as pessoas continuam com plena capacidade de exercer uma série de atividades e devem ser estimuladas a isso.

    O segredo para que os idosos desenvolvam o hábito de ler é adequar essa atividade às suas necessidades e buscar conteúdos que chamem sua atenção, despertem seu interesse (dicas que, na verdade, podem ser aplicadas a qualquer pessoa e em qualquer fase da vida).

    Assim, para determinar o suporte ideal é necessário considerar suas limitações, como oferecer textos com letras maiores, áudio-livros para idosos com baixa visão, textos divididos em capítulos mais curtos para aqueles que ainda não tem o hábito de ler, dentre outros.

    Já para descobrir o tema favorito de cada idoso, o melhor caminho é conversar com ele para conhecer seus interesses: há quem prefira ler notícias, há quem prefira ficção, poesia, livros de ação e aventura, romances policiais, biografias, textos voltados a áreas específicas de conhecimento (como aquelas relacionadas a uma profissão exercida no passado), etc.

    Os benefícios da leitura na terceira idade

    A leitura para idosos é indicada por diferentes motivos e os principais apontados pelos profissionais de saúde que atuam com pacientes da terceira idade e também os alegados pelos próprios idosos são:

    • Distração

    Quem tem um livro nas mãos está sempre bem acompanhado, afinal por meio da leitura é possível conhecer países, pessoas, realidades e histórias diversas sem sair do lugar. A leitura é uma atividade prazerosa, que distrai e aumenta o repertório dos idosos;

    • Estímulo à memória

    A perda ou os danos sofridos pela memória são um quadro comumente observado em pacientes da terceira idade e a leitura é, comprovadamente, uma maneira de atenuar esses problemas ou mesmo evita-los.

    Pesquisas apontam que á área cerebral responsável pela leitura está ligada intimamente à região da memória, por isso, ler colabora até mesmo para prevenção ao Alzheimer, além de estimular a concentração, visão, atenção e desenvolvimento da linguagem;

    • Socialização

    Ler também colabora para a socialização dos idosos, pois ao aumentar seu repertório e abrir um novo mundo a ele (ou mesmo deixa-lo mais atualizado com relação à sua própria realidade, ao ler notícias, por exemplo), ele passa a interagir mais, conversar, sociabilizar-se.

    A leitura é fonte de prazer e de saúde, por isso, a Residência Primaveras está sempre alinhada com as novas descobertas da ciência e estimula a aquisição ou a continuidade desse hábito nos idosos, afinal é o bem-estar deles que deve ser sempre priorizado.

    Ademais, vale lembrar que manter o cérebro ativo é o segredo para uma velhice mais tranquila e com menos problemas de saúde.

    Ler um bom livro, um jornal ou mesmo ouvir uma história são formas simples de alcançar esses objetivos e o melhor de tudo: sem remédios, sem efeitos colaterais e com muito mais prazer.


    Posts recentes