Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 01-10-2019
  • Dia Nacional do Idoso: Melhor Qualidade de Vida na Terceira Idade

    Dia Nacional do Idoso: Melhor Qualidade de Vida na Terceira Idade

    A data conscientiza a importância do cuidado para aqueles que merecem todo nosso amor!

    Dedicado especialmente à mobilizações em prol da saúde da mulher, o mês de outubro também marca uma importante data: o Dia Nacional do Idoso.

     

    Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 1º de outubro reforça questões do envelhecimento e a necessidade de propagar importantes iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população idosa.

     

    Segundo o Ministério da Saúde, atualmente a quantidade de pessoas idosas no Brasil chega a ser 29,3 milhões, representando 14,3 % da população brasileira.

     

    Com isso, estima-se que em 2030, o número de de idosos deve ultrapassar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.

     

    Entenda a importância do Dia Nacional do Idoso para uma vida ativa, na busca por hábitos saudáveis e direitos básicos de quem se encontra na terceira idade.

     

     

    Um pouco mais sobre o Dia Nacional do Idoso

    Infelizmente ainda é muito comum que os idosos se sintam esquecidos ou abandonados pela família ou sociedade. Por isso que no dia nacional do idoso, são promovidas palestras, workshops e sessões de atividades físicas para a população idosa.

     

    A principal mensagem desta data é transmitir mais amor e carinho aos idosos, em respeito à sua experiência e o valor como ser humano.

     

     

    Estatuto do Idoso

    Para que os idosos possuam a garantia de seus direitos, é preciso desenvolver políticas públicas como o Estatuto do Idoso.

     

    Por meio da lei 10.741 de 10/2003, são assegurados os direitos “de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, para que seja preservada sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”.

     

    Além disso, a legislação prevê ainda o atendimento preferencial imediato aos idosos, garantia de acesso aos serviços de saúde e assistência social, faculdade de ir e vir, de participar da vida familiar, comunitária e política, de buscar refúgio, auxílio e orientação.

     

     

    A importância do apoio familiar e social

    Infelizmente, o ambiente familiar é o principal responsável pelas violações de direitos da pessoa idosa.

     

    De acordo com especialistas, os fatores que desencadeiam enfermidades, quedas ou abandono, estão relacionados aos maus tratos domésticos.

     

    O papel da família na vida do idoso vai muito além das obrigações previstas em lei. É preciso manter o cuidado diário, garantir a proteção do idoso e respeitar seus limites, desejos e liberdades.

     

     

    Nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia comemoramos a vida e a felicidade dos nossos idosos todos os dias, acreditamos que a relação inter geracional é a base do respeito para seguirmos no bem comum.

     

    Agradecemos a cada pessoa idosa que aqui convive, por dividir conosco suas histórias e experiências, isso nos torna pessoas em busca do melhor sempre.

     

    Parabéns e muito obrigada pela oportunidade de tê-los conosco!

     

    De toda equipe da Residência Primaveras!


    Posts recentes