Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 05-07-2019
  • A Importância do AVCB na Escolha de uma Casa de Repouso

    A Importância do AVCB na Escolha de uma Casa de Repouso

    Saiba como funciona e a importância do AVCB na escolha de uma casa de repouso.

     

    Você sabia que dia 2 de julho é comemorado o Dia dos Bombeiros, verdadeiros heróis, que arriscam suas vidas para salvar outras do perigo?

    Quando falamos em bombeiros pensamos logo no momento de uma tragédia, mas esta corporação trabalha também, e muito, para a prevenção de acidentes, o que  nos faz refletir o quanto é importante para cada estabelecimento, estar em dia com o AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

    Segundo pesquisa do Ministério Público, apenas uma em cada 4 casas de repouso possui o AVCB, por este motivo é que ao procurar o lugar para um querido familiar, devemos estar atentos a este detalhe tão importante para a segurança dos idosos.

    O AVCB é um documento que assegura ao estabelecimento, a certeza de que foi devidamente vistoriado e está em total conformidade contra incêndios e pânico. Este alvará foi implantado em 1983 após duas grandes tragédias nos edifícios Joelma e Grande Avenida, com resultados de muitas vítimas.

    Para uma casa de repouso não é diferente dos demais estabelecimentos e condomínios, a obtenção do AVCB é imprescindível, sendo o meio pelo qual o Corpo de Bombeiros atesta aos órgãos públicos estatais e municipais a segurança do estabelecimento, permitindo  assim, a circulação regular de pessoas e bens dentro das edificações.

    A validade do AVCB de São Paulo, vai de um até três anos e deve ser renovado sempre que estiver vencido.

    Quando ocorrem reformas ou ampliações, a casa de repouso deve acionar novamente o corpo de bombeiros para realizar uma nova vistoria.

    “No dia dois de julho de 1856, a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte pelo imperador Dom Pedro II foi o primórdio de uma das mais respeitadas instituições públicas do País. Antes disso, eram os cidadãos comuns que apagavam as chamas, passando baldes ou qualquer outro recipiente com água para conter incêndios.“

    Uma das exigências do AVCB para casas de repouso é a instalação de uma cisterna, que garantirá o provimento de água necessária para o combate à eventual incêndio.

    Nós da Residência Primaveras - Casa de Repouso e Centro Dia -, nos preocupamos muito em proporcionar o que há de melhor aos nossos residentes e hóspedes, sob todos os aspectos, e o AVCB, mais do que uma exigência legal é uma responsabilidade e cuidado com todos os que aqui estão, idosos, colaboradores e visitantes.

    Venha nos visitar e comprove nosso carinho e atenção com os queridos idosos, que merecem sempre o que há de melhor!

     

    Fernando Luis Castillo Alonso

    Engenheiro de Segurança

     

    Fonte:

    Segurança Eletrônica

    Estadão


    Posts recentes