Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-03-2019
  • Como Funciona a Avaliação Nutricional de Idosos

    Como Funciona a Avaliação Nutricional de Idosos

    Entenda de maneira simples, como é realizada a avaliação nutricional de idosos e sua importância para a saúde na terceira idade.

    O processo natural de envelhecimento acarreta transformações da funcionalidade do corpo que a longo prazo apresentará a necessidade de uma avaliação nutricional específica, visto que as células acabam perdendo sua capacidade de renovação e os órgãos já não funcionam como antes.

    Com o passar dos anos ocorre também o desgaste dos tecidos corporais em razão da forma como o metabolismo reage a um tipo de agressão celular, ou simplesmente por fatores genéticos ou ambientais.

    As alterações biológicas podem influenciar direta ou indiretamente o estado nutricional do idoso, devido ao aumento de tecido gorduroso, mudanças intestinais, metabólicas e à redução de massa magra corporal e líquidos corpóreos.

    Logo, torna-se necessária a busca de uma avaliação nutricional para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Acompanhe a seguir as principais medidas que integram o estudo nutricional de indivíduos na terceira idade.

    Medidas Antropométricas

    Você já ouviu falar sobre antropometria? Caracteriza-se pela esfera da antropologia que estuda as dimensões e medidas de diferentes partes do corpo humano.

    A antropometria utiliza diversas técnicas para estudar os aspectos genéticos e biológicos, bem como medir cada uma das partes do corpo para fornecer informações completas da condição física e biológica.

    As medidas antropométricas aplicadas na avaliação nutricional do idoso são:

    ➡️ Peso (ou estimativa);

    ➡️ Altura (ou estimativa);

    ➡️ Circunferência da cintura, quadril, braço e panturrilha;

    ➡️ Índice de Massa Corporal (IMC);

    ➡️ Bioimpedância elétrica (análise da composição corporal);

    ➡️ Área muscular do braço.

     

    De forma isolada ou em combinação, essas medidas visam indicação exata da composição corporal com relação ao tecido muscular e de gordura.

     

    Considerações da Avaliação Nutricional do Idoso

     

    Altura

    Na terceira idade, a altura propende a diminuir em aproximadamente 0,5 a 2 cm por década, em função de desnível dos discos invertebrais.

     

    Peso

    O peso apresenta variações de acordo com o sexo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ganho de peso em homens idosos ocorre aos 65 anos e em mulheres, aos 75 anos. Em pouco tempo, o peso diminui e se estabiliza em ambos os sexos.

    Caso o paciente esteja impossibilitado de medir o peso para a avaliação nutricional, aplica-se a estimativa do peso atual.

     

    Circunferência da Panturrilha


    Considerada a medida mais sensível de massa muscular do idoso, a circunferência da panturrilha acusa alterações na massa magra que sucedem diante da diminuição de atividade física. O procedimento pode ser realizado com o indivíduo sentado ou deitado em posição supina.

     

    Circunferência do quadril e da cintura


    A circunferência da cintura associada à do quadril é usada para o cálculo que identifica a distribuição de gordura corporal e os riscos para doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes.

     

    Dobras Cutâneas Subescapular e Tricipital

    As dobras subescapular e tricipital apontam uma estimativa do tecido adiposo (gordura corporal) e são utilizadas para a avaliação da composição corpórea.

    É sempre tempo de se cuidar da saúde. Por isso, frequente um médico regularmente para realizar os exames básicos e uma avaliação nutricional, principalmente em se tratando de idosos.

    Na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, nos preocupamos com o estado nutricional dos nossos residentes e hóspedes e respeitamos as peculiaridades de cada um, cuidado e carinho unidos em pró dos nossos queridos idosos.

     


    Posts recentes