Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 20-02-2019
  • Saiba Quando e Como Escolher Residências para Idosos

    Saiba Quando e Como Escolher Residências para Idosos

    Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, estima-se que em 2025 haverá mais idosos do que crianças no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Praticar atividades para prevenir doenças, limitações físicas ou psicológicas é um dos segredos para manter uma vida saudável e feliz.

    Após muitos anos dedicados à família e ao trabalho, chega uma hora em que é preciso diminuir o ritmo e obter mais tempo livre. Para não mergulhar no ócio, é importante ocupar esses momentos disponíveis com alternativas de lazer sem qualquer obrigação social ou doméstica.

     

    Causas que Influenciam a Decisão

    Na sociedade atual, a agitação de uma rotina e a falta de tempo podem ser fatores dominantes na decisão dos familiares responsáveis pelo idoso em deixá-lo aos cuidados e assistência de um centro de convivência.

    Antes de tomar qualquer iniciativa, é preciso entender algumas condições para decidir o melhor caminho. Se o idoso apresentar uma ótima saúde mental, o desejo em residir em uma casa de repouso deve partir dele, caso contrário, o titular familiar deve tomar a decisão.

    Entretanto, se o idoso possui uma saúde mental prejudicada, cabe aos familiares responsáveis procurarem um especialista para avaliar a forma ideal de cuidado não colocando em risco a saúde do enfermo.

     

    Residências para Idosos

    Diferente de clínicas geriátricas que oferecem total assistência médica, as residências para idosos são direcionadas à longa permanência de idosos saudáveis que não apresentem constante necessidade de cuidados médico ou pequenos auxílios como, ajuda para se alimentar ou tomar banho, por exemplo.

     

     Pesquisas de Locais

    Infelizmente, muitos espaços funcionam sem licença e generalizam uma imagem negativa sobre as casas de repouso. Por isso, verificar se a instituição possui regularidade de funcionamento da Vigilância Sanitária do município garante a segurança e qualidade nos serviços prestados, transmitindo credibilidade ao idoso e família.

    Outro procedimento importante, é pesquisar e avaliar se os locais apresentem os seguintes aspectos:

    • Acessibilidade
    • Limpeza do local
    • Segurança e conforto
    • Disponibilização de profissionais e tratamentos
    • Planejamento da rotina
    • Organização de dias e horários das visitas

     

    O Delicado Processo de Adaptação

    Como em todo processo de adaptação o início vai ser o estágio mais difícil e muitas vezes apresentará resistência. Porém, é extremamente importante dialogar sobre os benefícios que as casas de repouso oferecem para não serem confundidas com asilos.

    Esclarecer que não se trata de um abandono familiar e que não haverá perda de contato com a família de modo algum, uma vez que, é estabelecido dias e horários específicos para visitas.


    Posts recentes