Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 13-02-2019
  • Atividades que Estimulam Idoso com Alzheimer

    As Principais Atividades que Estimulam Idoso com Alzheimer

                Por ser uma doença neuro-degenerativa, o Alzheimer se manifesta por esquecimentos, dificuldades de fala e na realização de tarefas simples do cotidiano. Os principais fatores de risco da doença são: idade (tornando-se mais comum em mulheres, a partir de 65 anos), influência genética (sendo 1 a 5% dos casos) e hábitos não saudáveis (consumo exagerado de gordura, álcool e cigarro).

    Lidar com idoso com Alzheimer não é uma tarefa fácil, sobretudo com tratamento e cuidados que sejam capazes de prevenir a deterioração do sistema cognitivo.

    Estimular funções cerebrais e motoras exige tempo e dedicação, respeitando o ritmo do idoso e a possibilidade do surgimento de respostas ser à longo prazo.

     

    Atividades para Estimulação Cognitiva

    As atividades que estimulam idoso com Alzheimer podem ser aplicadas em casa mesmo, através de elementos simples e familiares simplificando as informações por etapas.

    Vale lembrar que é de extrema importância preservar a segurança do idoso, evitando contato direto com objetos cortantes e possíveis quedas (em ambientes que apresentem perigo, como chão liso por exemplo).

    •  Treinar o cérebro: Por meio da leitura, o reconhecimento de letras, sílabas, palavras e frases pode ser feito por meio de revistas, livros e jornais que servem para estimular o entendimento sobre o assunto através da memória e a linguagem. O uso de marcador de texto e régua ajuda de forma efetiva a isolar o trecho a ser lido, contribuindo para a compreensão.

    Jogos de xadrez ou quebra-cabeças também são meios interessantes para promover o desempenho cerebral;

     

    • Fotografias: Espalhar pela casa fotografias da família é uma ótima estratégia para resgatar memórias afetivas do idoso com Alzheimer. Expor fotografias de momentos marcantes e questionar o idoso sobre as pessoas da foto, o lugar e a época são excelentes estímulos que beneficiam o progresso cognitivo.

     

    • Calendário: Deixar um calendário no quarto do idoso ajuda na localização de espaço- temporal, que é prejudicada pela doença. O calendário deve ser grande e instalado em um local visível para que o idoso consiga identificar o dia (tempo);

     

    • Música: O recurso musical restaura lembranças do passado através de músicas que marcaram aquele momento, estabelecendo uma brecha para conversas sobre a época.

    As músicas possuem o poder de ativar o estado de relaxamento, complementados por estímulos das funções cerebrais a partir de danças, assobios e bater palmas por exemplo, como formas de identificar os movimentos do corpo;

     

    • Atividades Físicas: Reduz a quantidade de placas amiloides (causas do Alzheimer) e auxiliam diretamente no bem-estar do idoso por meio de exercícios aeróbicos, equilíbrio, fortalecimento muscular e flexibilidade.

    Os exercícios devem ser feitos moderadamente, respeitando as restrições e o quadro do idoso com Alzheimer;

     

    • Relação Social: A interação social faz toda diferença na rotina do idoso com Alzheimer devido às conversas e formação de argumentos por meio da fala.

     

    Opção de Tratamento para o Alzheimer

                A Terapia Ocupacional atua de maneira complementar aos estímulos cognitivos, beneficiando o idoso com Alzheimer em: participar de atividades que promovem ações cognitivas, emocionais, sensoriais e motores.

    O objetivo principal da terapia ocupacional é planejar a rotina do idoso, com base no progresso de realização das tarefas diárias como escovar os dentes sozinho e atender o telefone, por exemplo.

    É importante destacar a relevância das atividades que estimulam o idoso com Alzheimer, pois os resultados só poderão aparecer efetivamente se houve apoio profissional.


    Posts recentes