Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 19-12-2018
  • Residências para Idosos e suas Atividades Diárias

    A ideia de que uma Residência para idosos é um local ocioso e entediante, está ultrapassada.               Uns dos fatores a serem considerados ao tomar a decisão sobre hospedar um familiar em uma destas residências, são exatamente os cuidados especiais e a rotina de atividades diárias que esses locais oferecem.

    As atividades diárias que as residências proporcionam para idosos promovem o bem-estar físico, mental, social e até espiritual para aqueles que residem.

    Principais Atividades Diárias realizadas nas Residências para Idosos

                Além de trabalhar as funções físicas e psicológicas, as atividades diárias são canais que estimulam a demonstração das emoções, o aprendizado, melhora a autoestima, os vínculos familiares, a vontade de fazer novas amizades e de viver.

    Confira abaixo, quais são as principais atividades diárias e seus efeitos positivos na qualidade de vida dos residentes:

    • Musicoterapia: utiliza a música e seus elementos como melodia e ritmo para introduzir movimentos de expressão física e emocional, que ajudarão muito no desenvolvimento físico e cognitivo.

     

    • Memória: atividades lúdicas como: elaboração de listas de compras, palavras cruzadas,  dominó, xadrez, cartas, bingo  e dama, ajudam a manter a mente ativa, a sociabilidade e auxiliam no desenvolvimento de outras atividades;

     

    • Exercícios físicos: dentro das limitações de cada indivíduo, as atividades físicas garantem uma rotina saudável e ativa. Além disso, os exercícios garantem autonomia física, fortalecimento muscular e baixo risco de depressão. Alguns exemplos de atividades físicas são: musculação, dança, caminhada e ginástica sênior;

     

    • Oficinas: permite o envolvimento direto com diferentes tarefas do cotidiano, como jardinagem, horta terapêutica, artesanatos, ateliês (culinária, pintura e beleza) e leitura;

     

    • Socialização: a interação social dos residentes ocorre por meio de atividades diárias como cinema, chás da tarde, além das festas e bailes.

     

    Os benefícios das Atividades Diárias para Idosos

    As atividades diárias nas residências para idosos refletem diretamente na saúde e bem-estar dos residentes e hóspedes por promoverem a liberação de serotonina (hormônios responsáveis por regular o ritmo cardíaco e estimular o bom humor).

    Escolher uma residência para idosos que seja referência neste universo,  requer muita pesquisa de campo e de preferência indicações, por isso, é fundamental avaliar todas as questões relacionadas aos serviços oferecidos e à infraestrutura.


    Posts recentes