Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 12-12-2018
  • Residência para Idosos: Entenda como Funciona!

            Residência para idosos é uma instituição especializada em cuidados especiais para aqueles que já atingiram a terceira idade, ou seja, 60 anos. Um local de acolhimento e bem-estar, voltado a atender às necessidades individuais de cada idoso e visando à promoção do envelhecimento ativo e saudável.

    Mas, como funciona uma residência para idosos? Descubra com o conteúdo abaixo e tire todas suas dúvidas.

    Como Funciona uma Residência para Idosos

    Diferente do conceito de asilo, a residência para idosos ou Instituição de Longa Permanência (ILPI) oferece uma hospedagem por tempo determinado ou indeterminado – é um Lar, com uma rotina ativa de atividades coletivas que estimulam a saúde física, metal e  emocional do residente idoso.

    A infraestrutura de uma residência para idosos deve se adequar às necessidades de cada indivíduo disponibilizando todo o conforto de suítes individuais ou coletivas, garantindo o bem-estar do idoso com suporte de equipe multidisciplinar  à  sua disposição para qualquer eventualidade  ou solicitação.

    Atividades das Residências para Idosos

    A residência para idosos possui ambientes adaptados para a realização de exercícios em grupo que estimulam as habilidades dos residentes e hóspedes e afastam o sentimento de solidão através da interação social, tais como :

    - Jogos Lúdicos : cartas, xadrez, bingos, damas e dominó;

    - Ateliês cognitivos e motores;

    - Oficinas: artesanato, costura, culinária, mandalas e pintura;

    - Exercícios Físicos: ginástica, alongamento, musculação, dança sênior;

    - Leitura e cinema.

    - Musicoterapia

    - Roda de Conversa

    - Culinária

    Horto terapia

    - Coral

    - Passeios

    - Ateliês Inter Geracionais

    - Bailes

    - Momento espiritual

     

    É importante lembrar que toda atividade é adaptada à condição física e mental de cada idoso, respeitando seus limites e vontades.

    A importância da Residência para Idosos

    A residência para idosos tornou-se uma excelente opção de cuidados para 3ª idade, uma vez que oferece todos os suportes, profissional e humano, necessários para promover o bem-estar e a qualidade de vida para o idoso.

    Um ponto importante a ser destacado, é eliminar a ideia de que buscar uma residência para idosos configure abandono. Pelo contrário, as residências para idosos estão investindo cada vez mais na qualificação de seus serviços e capacitação de equipes multidisciplinares para assegurar o acolhimento e o conforto que um idoso merece. Hoje, elas são verdadeiros lares, onde os idosos convivem com seus familiares e com a sociedade.

    Pesquise, visite instituições para verificar qual melhor se adéqua a sua realidade.

     

     

     

     

     


    Posts recentes