Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 11-05-2018
  • Benefícios do Convívio entre Idosos e Jovens

    Benefícios do Convívio entre Idosos e Jovens

    Queremos abordar aqui a riqueza que existe na troca entre idosos e jovens quando estes tem a oportunidade de conviver uns com os outros.

    Um exemplo disso foi em 28 de abril deste ano quando tivemos o prazer de receber em nossa Residência Primaveras – ILPI e Centro Dia, o grupo experimental de dança Ballet Evelyn, com a linda apresentação “Memê – A Bailarina Hipopótama que mostra a rotina dos bailarinos para chegarem à performance através da aluna MEMÊ, um hipopótamo fêmea, que precisa aprender todas as regras e conceitos que a dança exige.

    A graciosidade das jovens bailarinas e o contexto da apresentação tornaram a tarde dos nossos idosos muito mais feliz, fazendo brotar a sensibilidade, transformando olhares e levando-os ao universo lúdico onde brotam lembranças e emoções. A alegria contagiou a todos, jovens e idosos.

    Não podemos esquecer que os idosos trazem uma experiência de vida e conhecimentos que muitas vezes buscamos nos livros. Assistiram à guerras, festivais, chegada da televisão...e, o fato de nos darmos oportunidade de escutá-los, trará benefícios para ambos os lados. Para os idosos, cada momento em que percebem o interesse de um jovem por suas estórias, sentem-se renovados, sentem que ainda podem contribuir para sorrisos e rostos interessados. E para o jovem que já nasceu olhando para a tela de um computador ou de um smartphone, sentem o prazer de uma conversa, e é neste momento que ocorre a conexão entre gerações.

    Quando há esta conexão ampliam-se as possibilidades de troca, pois muitas vezes idosos e jovens compartilham de paixões ou hobbies através de uma atividade artesanal ou um jogo, o que para os idosos pode representar muito mais do que diversão, promove exercício e desenvolvimento cognitivo, mexendo com a razão, imaginação e memória. E por sua vez, o jovem também pode apresentar o universo das redes sociais e da internet para os idosos que também vão adorar descobrir coisas novas.

    Precisamos estar atentos no que diz respeito à solidão e lembrar que a demência não está associada somente ao fator genético, mas também à falta de atividade diária ou uma simples companhia de uma criança ou jovem na vida do familiar idoso.

    Na Residência Primaveras incentivamos e promovemos atividades onde há convivência e troca entre jovens, crianças e idosos, o que proporciona a todos muita alegria e em especial aos idosos o senso de futuro e objetivos. Por consequência o aumento da longevidade.

     

    Venha nos Visitar!


    Posts recentes