Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 09-01-2018
  • Entenda quais as Causas do Isolamento e da Solidão dos Idosos

    Você sabe quais as causas do isolamento e a solidão dos idosos?

    As causas para o isolamento e a solidão dos idosos podem ser diversas. Com o aumento da expectativa de vida, uma pessoa pode viver em média 20 anos a mais, muitos desses anos vivendo sozinha.

    De acordo com um estudo realizado, enquanto que a maior parte dos homens com mais de 65 anos é casado e partilha a sua vida com alguém, apenas 45% das mulheres com mais de 65 anos é casada, 37% é viúva e mais da metade das mulheres com mais de 75 anos vivem sozinhas.

    A falta de convívio social, seja com familiares, com a sociedade e com os amigos mais próximos, acaba levando o idoso ao isolamento e um afastamento do convívio com outras pessoas. Este isolamento e a sensação de sentir-se sozinho pode afetar a saúde do idoso, e até mesmo levá-lo à depressão, entre outros.

    Os efeitos do isolamento e a solidão nos idosos

    Nos últimos anos, diversas pesquisas têm apontado uma influente associação entre a solidão e a incidência de doenças crônicas em idosos. Pesquisadores da Universidade de Chicago constataram que o isolamento pode aumentar o risco de morte em 14% nas faixas etárias mais avançadas.

    Isso acontece em razão do estresse provocado pela sensação de isolamento que induz respostas inflamatórias nas células capazes de afetar -entre outros elementos- a produção dos leucócitos, estruturas que defendem o organismo de infecções.

    Um estudo feito pela University College de Londres, o isolamento tem maior impacto sobre a expectativa de vida do idosos que a solidão. Segundo os pesquisadores, a distância física personifica o isolamento, o que gera o sentimento de solidão e em muitos casos, abandono.

    Além disso, pode até favorecer a morte precoce independente da solidão, o isolamento contribui para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e infecciosos, o surgimento de cortisol (hormônios do estresse), a deterioração do funcionamento cerebral e o aumento da pressão arterial.

    Causas do isolamento e a solidão     

    Muitos idosos lidam bem com o envelhecimento. Essa fase que proporciona liberdade em realizar atividades que beneficiam a saúde mental e física, com o que a vida tem de melhor a oferecer sem dar espaço à solidão ou o isolamento social. Porém, nem todo mundo encara a realidade dessa forma.

    Boa parte dos idosos sentem vergonha de suas limitações e se sentem descartados devido a sensação de vazio e incapacidade decorrentes das intensas mudanças do corpo e na rotina pelo fato da disposição ser substituída pelo cansaço constante e a fragilidade em realizar tarefas simples do dia a dia.

    Dado ao grande volume de pesquisas sobre o assunto, chegou-se ao conceito de que o isolamento é mais presente em idosos ou indivíduos com alguma condição séria de saúde como a depressão, doença pulmonar crônica, artrite e falta de mobilidade, por exemplo.

    Por outro lado, a solidão atinge principalmente as mulheres e pessoas que sofrem com os problemas de saúde descritos anteriormente.


    Posts recentes